Manual De Procedimentos De Higienização E Limpeza Em Controlo Da Infecção
Trabalho Escolar: Manual De Procedimentos De Higienização E Limpeza Em Controlo Da Infecção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olaola11 • 2/11/2014 • 281 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
No âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infecção associado aos Cuidados de Saúde, “foram definidas estruturas intermédias”, para “permitir articular e dotar as diferentes unidades prestadoras de cuidados de saúde, de meios e recursos promotores/facilitadores de melhoria na organização dos serviços, na prestação de cuidados e na medição dos resultados.”
Assim, foi criada a Equipa Coordenadora do Programa “Gestão de Risco Clínico e das Intervenções em Saúde” do Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte I, onde para além da Equipa Coordenadora, do Secretariado e Núcleo Consultivo, há elementos interlocutores, nomeadamente um enfermeiro, um médico, ou outro técnico de cada Unidade Funcional do ACES.
Das reuniões deste grupo, ficou decidido a realização de Manual que faça a compilação daquilo que de mais importante existe no momento, através de um conjunto de regras, conceitos e noções, que todos os profissionais de saúde deverão ter em conta no seu quotidiano, colocando em prática as recomendações nele sugeridas.
O controlo da infecção associada aos cuidados de saúde exige uma padronização de procedimentos de forma a minimizar e eliminar o risco da sua ocorrência.
As normas tidas como universais para todos os estabelecimentos de saúde, terão que ser adaptadas a cada local de prestação de cuidados.
Uma adequada limpeza e desinfecção das instalações e equipamentos são medidas cruciais para prevenir e reduzir as infecções cruzadas em utentes e profissionais, bem como para minimizar a gradual deterioração das superfícies. Estas medidas, quando associadas com a percepção do conforto por parte dos utentes e com a qualidade das condições de trabalho pelos profissionais, têm um impacto positivo no “estado psicológico”dos utilizadores das Unidades de Saúde, promovendo, em termos gerais, a qualidade e uma boa imagem da instituição.
...