Meio Ambiente
Trabalho Universitário: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rs13 • 29/3/2014 • 577 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
A perigosa poluição das águas
O programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep), de 1990, relaciona como principais grupos de poluentes marinhos que impactam as zonas costeiras e oceanos, em escala mundial, os esgotos sanitários, compostos orgânicos persistentes, elementos radioativos, metais pesados, nutrientes contendo nitrogênio e fósforo, hidrocarbonetos, material em suspensão (movimentação de sedimentos) e lixo sólido. Numa avaliação global, os dois grupos de poluentes que mais impactam os ecossistemas da costa brasileira são os esgotos domésticos e os compostos orgânicos persistentes. Os esgotos pelo volume elevado e por serem, freqüentemente, despejados quase sem tratamento prévio.
Quanto aos compostos orgânicos persistentes, apesar de introduzidos em pequenas quantidades, são significativos se comparados ao volume de esgoto, devido à alta resistência a degradação e toxicidade para organismos marinhos.
Ccnclui-se se não ter programa das autoridade locais as praias serão lixão a céu aberto.
Fonte: www.2uol.com.br
Fonte: globoesporte.globo.com/.../bbc-exibe-poluicao-da-baia-de-guanabara-e
A poluição da Baía de Guanabara foi mais uma vez tema da imprensa estrangeira, de olho na disputa das Olimpíadas de 2016. A BBC exibiu nesta sexta-feira uma reportagem sobre as condições das águas que receberão a disputa da vela. Durante três minutos, a matéria mostra a sujeira do canal da Ilha do Fundão, cita os tipos de lixo encontrados no mar, como televisões e animais mortos, e chama o trabalho dos eco-barcos nos arredores da Marina da Glória de paliativo. Velejadores britânicos que estão disputando a Copa Brasil de Vela, em Niterói, dizem que evitam engolir a água.
- Disseram para bebermos Coca-Cola se engolíssemos alguma água. Estamos tentando não cair nela enquanto estivermos aqui – disse Alan Sign.
jornalggn.com.br/.../aquifero-guarani-em-risco-devido-ao-uso-de-agroto
Para o engenheiro químico Paulo Finotti, presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente (Soderma), Ribeirão corre o risco de inviabilizar o uso da água do aquífero in natura. “A zona leste registra plantações de cana em áreas coladas com lagos de água do aquífero. É um processo de muitos anos, mas esses defensivos fatalmente chegarão ao aquífero, o que poderá inviabilizar o consumo se nada for feito”, explica.
Já para Marcos Massoli, especialista que integrou o grupo local de estudos sobre o aquífero, a construção de casas e condomínios na cidade, liberada através de um projeto de lei do ex-vereador Silvio Martins (PMDB) em 2005, é extremamente prejudicial à saúde do aquífero. “Prejudica muito a impermeabilidade, o que atinge em cheio o Aquífero”, diz.
pt.euronews.com › Notícias
Milhares de tilápias foram encontradas a boiar, no meio de lixo. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente e da Companhia de Águas e Esgotos afirmam que na origem do problema está uma ligação clandestina de esgotos, de uma loja, numa conduta de águas pluviais.
Os populares apontam o dedo à prefeitura do
...