Meio Ambiente
Seminário: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thycianno • 12/11/2014 • Seminário • 505 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
Resenhado por Thycianno Wallace, aluno do curso de Ciências Licenciatura Habilitação em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão – Programa Darcy Ribeiro – Polo – Grajaú -MA.
Existem vários conceitos para o termo meio ambiente, para tanto, utilizaremos aqui uma síntese, colocando-o como sendo o conjunto de todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela que afetam o ecossistema e a vida dos humanos. E, para melhor entendimento dessa relação entra em cena a Ecologia, por ser a parte da Biologia responsável por estudar as relações entre os organismos e o ambiente.
Quando o tema é meio ambiente, a palavra “sustentabilidade” é hodiernamente aludida, uma vez que representa todas as ações diretas e indiretas utilizadas em pró do equilíbrio entre desenvolvimento econômico, bem-estar social e a preservação do meio ambiente. A palavra em si já denota a responsabilidade social para com o consumo responsável dos recursos naturais, não apenas por parte das indústrias, colocadas como “vilãs” na degradação ambiental, mas, por toda a sociedade com atitudes simples em suas casas, como por exemplo, o uso inteligente de água, energia e a reciclagem do lixo.
A busca incansável por crescimento econômico por parte das empresas vem a cada dia gerando mais problemas e destruição aos recursos naturais. O autor discorre que atualmente as empresas preocupam-se em diminuir os resíduos causadores de impactos ambientais por seus processos produtivos. Ressalva que esse cuidado pode ter várias causas, desde que se trata de uma empresa com responsabilidade social, preocupada com o planeta, até o fator coercitivo e punitivo, representado pelo Direito Ambiental com intervenção do poder público, que geram nas empresas que não respeitam os princípios de preservação ambiental, multas altas e em alguns casos, pode envolver responsabilidade penal ambiental.
O autor coloca a ganância de alguns empresários, que querem lucrar à custa da poluição das águas, ar, solo e juntamente com a ignorância de pessoas comuns, que por falta de conhecimento exploram a natureza de forma não sustentável, além da falta de responsabilidade de muitos no que se refere à produção e descarte do lixo no planeta, como os principais responsáveis pelas agressões ao meio ambiente, ressalta ainda, que essas pessoas prejudicam-se, pois esgotam todas as riquezas que as sustentam hoje e que deveriam sustentar as futuras gerações.
A linda “casa azul”, nome carinhosamente usado pelo autor ao se referir a Terra necessita de cuidados. Precisamos nos ater a necessidade de preservação do meio ambiente, do uso consciente dos recursos naturais. O termo sustentabilidade ambiental deve ir além do plano econômico, deve está presente em pequenas atitudes do nosso dia-a-dia, necessitamos de uma educação ambiental, objetivando assim, amenizar e até mesmo consertar, mesmo que gradativamente os estragos feitos a natureza pelo desenvolvimento industrial. Quando falamos em atitudes, pensamos não apenas no que podemos fazer com o nosso lixo, ou no uso consciente da água ou energia, mas também, na conscientização das pessoas e na busca incansável pelo cumprimento das leis que amparam a natureza, para que dessa forma possamos garantir uma vida melhor para todos nós.
...