Monocleose Infecciosa
Trabalho Universitário: Monocleose Infecciosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alarice • 15/3/2015 • 777 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
Mononucleose Infecciosa
O que é?
Mononucleose é uma doença infecciosa e frequentemente transmitida pela saliva e pelo contato íntimo. Mais conhecida como “doença do beijo” ocorre numa maior frequênciaentre 15 e 17 anos. No entanto pode se desenvolver em qualquer idade.
A Mononucleose em geral está ligada ao vírus Epistein-Barr (EBV),mas pode ser causada por outros organismos como Cytomegalovírus (CMV), que é um vírus da família do Herpesvírus.
É uma síndrome caracterizada por mal-estar, dor de cabeça, febre alta, dor de garganta, aumento de gânglios ou ínguas localizadas no pescoço ou generalizadas e inflamação do fígado( Hepatite).
A doença passou a ter maior relevância em funçãode diversos tumores envolvendo um tipo de glóbulo branco, os linfócitos do tipo B, que é a célula que abriga o vírus quando da infecção apresentarem no código genético de suas células o mesmo código do vírus o que levantou a suspeita , hoje confirmada, de que estas infecções contribuiriam com a causa destes tumores. Isto passou a ter relevância maior ainda no novo cenário de crescentes populações de “imunosuprimidos” (pessoas cujas defesas imunológicas estão diminuídas), seja em decorrência de infecção (SIDA ou AIDS) seja por tratamentoanti-rejeição, no caso dostransplantados ou como decorrência de tratamento contra o câncer.
O (CMV) nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção.
Como se adquire?
Normal e mais frequente a infecção é adquirida pelo contato da saliva contaminada pelo vírus com a mucosa da boca e da garganta da pessoa que não teve contato anterior com este vírus. Pode se adquirir também por contato sexual, e em raros casos, por transfusão de sangue ou outrso órgãos. Por ser vírus pouco resistente necessita do contato direto da saliva contaminada com a mucosa. Esta característica junto com a faixa etária de acometimento mais freqüente é a razão pela qual mereceu o apelido de doença do beijo.
Sintomas
Os sintomas da Mononucleose confundem-se com os da gripe, embora não apareçam os componentes respiratórios. Entre seus sintomas estão presentes:
• Febre alta;
• Sono em excesso;
• Falta de apetite e de sede;
• Aumento de volume de gânglios do pescoço e axilas;
• Dor de garganta;
• Dor ao engolir;
• Dores musculares;
• Tosse;
• Náusea;
• Dores articulares.
Após o contato a doença leva em torno de 2 a 3 semanas para se manifestar, sendo que as manifestações mais frequentes são dores de garganta e a febre que tem um padrão diário. Em 5% dos casos pode ocorrer manchas na pele parecido com urticária, uma manifestação comum a outras doenças infecciosas que os médicos denominam de viroses exantemáticas (rubéola, sarampo e etc).
Estes sintomas, na maioria dos casos, levam de um a quatro meses para resolverem-se. A população que não adolescente e adulto jovem possui menor possibilidade de desenvolver o quadro clínico completo, muitos casos são chamados assintomáticos. Outro achado relevante é o aumento do fígado (10 a 15% dos casos) e baço (50% dos casos). Este último achado surge no início da segunda semana das manifestações clínicas e dura de 7 a 10 dias sendo fator potencial de complicações pois o mesmo torna-se muito frágil podendo romper-se a traumas pequenos, causando uma hemorragia interna com risco de vida.
Diagnóstico
O
...