O PRINCÍPIO DE PASCAL
Seminário: O PRINCÍPIO DE PASCAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reddfdgdf • 17/3/2014 • Seminário • 1.840 Palavras (8 Páginas) • 287 Visualizações
Solução:
Dados: g = 10m/s2; dágua = 103kg/m3; m = 80kg.
Como o conjunto deve estar imerso na água, o volume de líquido deslocado (Vld) é igual ao volume do conjunto (V). Condição de equilíbrio:
E = P
d . Vld. g = m . g
103x V x 10 = 80 x 10
V = 8 x 10-2m3
PRINCÍPIO DE PASCAL
Quando um ponto de um líquido em equilíbrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos do líquido também sofrem a mesma variação.
Dois recipientes ligados pela base são preenchidos por um líquido (geralmente óleo) em equilíbrio. Sobre a superfície livre do líquido são colocados êmbolos de áreas S1e S2. Ao aplicar uma força F1ao êmbolo de área menor, o êmbolo maior ficará sujeito a uma força F2, em razão da transmissão do acréscimo de pressão p. Segundo o Princípio de Pascal:
Importante:o Princípio de P
Aparelho
Peso
Vaso sanitário (com válvula)
40
Lavatório
0,5
Bidê
0,1
Banheira
1
Chuveiro
0,5
Podemos fazer uma similação : supomos um banheiro onde existe uma bacia sanitária, bidê, lavatório e chuveiro. É improvável que tudo funcione ao mesmo tempo, assim, vamos admitir que funcionarão simultaneamente apenas a descarga do vaso sanitário e o chuveiro. Portanto, o peso máximo será de 40 + 0,5 = 40,5. Com este valor em mãos, vamos ao ábaco em anexo e vemos que o tubo seria um de 11/4", mas está quase limite; assim, vamos ficar com o tradicional tubo de 50 mm, equivalente ao o de 11/2". Não se esqueça, nos tubos de PVC são especificados pelo diâmetro externo, portanto o de 2" corresponde ao de 60mm e não ao de 50mm. No ábaco os diâmetros são internos e em polegadas, por isto fique atento a este detalhe.
O dimensionamento pelo método dos pesos funciona a contento em pequenas obras, mas o correto mesmo é contratar um profissional especializado que poderá fazer os cálculos exatos e especificar corretamente os materiais. Como em tudo na Engenharia, os cálculos precisam ser interpretados, considerando-se cada situação em especial.
Coleta de agua das chuvas para residências
Este método de coleta ou reaproveitamento de água da chuva já é praticado em alguns países como : Estados Unidos, Alemanha, Japão, entre outros. No Brasil, o sistema é utilizado em algumas cidades do Nordeste como fonte de suprimento de água. Considerando-se do uso de água da chuva é efetuada pela diminuição na demanda de água fornecida pelas companhias de abastecimento , tendo como conseqüência à diminuição dos custos com água potável e a redução
do risco de enchentes em caso de chuvas fortes. No processo de coleta de água da chuva, são utilizadas áreas impermeáveis, normalmente o telhado. A primeira água que cai no telhado, lavando-o, apresenta um grau de contaminação bastante elevado e, por isso, é aconselhável o desprezo desta primeira água. A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.
Objetivo de coletar agua da chuva
Apenas 3% da água existente no planeta é potável. Desse percentual, somente
0,7% está acessível. A maior parte da água utilizada, quase 70%, vai para a agroindústria;
20% vai para as indústrias e 10%, para as casas. Desta forma a água da chuva deve ser
considerada uma alternativa. As águas de chuva são encaradas pela legislação brasileira hoje
como esgoto, pois ela usualmente vai dos telhados, e dos pisos para as bocas de lobo aonde,
como "solvente universal", vai carreando todo tipo de impurezas, dissolvidas, suspensas, ou
simplesmente arrastadas mecanicamente, para um córrego que vai acabar dando num rio que
por sua vez vai acabar suprindo uma captação para Tratamento de Água Potável. Pesquisas
realizadas mostram que após o início da chuva, somente as primeiras águas carreiam ácidos,
microorganismos, e outros poluentes atmosféricos, sendo que normalmente pouco tempo após a mesma torna-se mais limpa, podendo ser coletada em reservatórios fechados. O semi-árido
Nordestino tem projetos como a construção de cisternas para água de beber para seus
habitantes.
Uma forma simples de aproveitar a chuva seria, construir calhas no telhado que
escoem a água para reservatórios fechados. A primeira água que cai vai lavar o telhado e não
deve ser aproveitada, mas o restante pode servir para várias atividades domésticas. Porém
nosso estudo resume-se na utilização do uso não potável.
Coleta para reaproveitamento da água de chuva em condomínios
Em condomínios, a água de chuva coletada significa uma expressiva economia
no gasto de água nas áreas comuns do prédio . Ela pode ser utilizada para lavagem das calçadas, do
playground, de carros, na irrigação dos canteiros e jardins, na reserva para casos de incêndio e
até mesmo em banheiros das áreas comuns.
...