O grau de queimaduras
Artigo: O grau de queimaduras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabrih • 17/11/2013 • Artigo • 257 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Queimados
No Brasil temos um índice muito grandes de queimaduras principalmente em crianças. A maioria dessas queimaduras é por térmicas, elétricas e químicas, a que mais ocorre é a térmica, pois o descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura.
O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.
A dor causada pela queimadura faz com que, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e além de uma infinidade de outros produtos (borra de café a pasta de dente pelo frescor é freqüentemente usada.
Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada. Esta classificação é importante para se avaliar o prognóstico (previsão de cicatrização e cura) da queimadura. Quanto mais superficiais, melhor o prognóstico. As queimaduras mais profundas têm um prognóstico mais grave.
Primeiro Grau: É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada, inchada, e extremamente dolorida. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão.
Segundo Grau: Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária.
Terceiro Grau: Caracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose). É a mais profunda e a mais grave.
...