O que é Food Toxicology?
Tese: O que é Food Toxicology?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brega • 25/9/2014 • Tese • 578 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
O que é a Toxicologia Alimentar
A toxicologia alimentar trata-se de uma ciência cujo objetivo principal é estudar o efeito nocivo que irá resultar da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico.
Todos nós sabemos que o ser humano interage, desde sempre, com substâncias químicas existentes na natureza.
Ora a finalidade desta antiga ciência é justamente identificar os efeitos destrutivos dessas substâncias químicas nos seres vivos, de modo a que possamos prevenir o seu aparecimento e determinar quais as condições seguras para exposição às mesmas.
A Toxicologia tem um caráter multidisplinar, compreendendo diversos conhecimentos básicos e aplicados e relacionando-se com outras ciências, nomeadamente com a Farmacologia, com qual, em parte, se sobrepõe.
Para o seu desenvolvimento, assim como para o aperfeiçoamento dos conhecimentos que envolve, contribuem especialistas com diferentes formações profissionais
Áreas de Atuação da Toxicologia Alimentar
Dentro da própria ciência da Toxicologia, existem, então, ramos distintos de atuação que foram estabelecidos segundo dois critérios: a natureza do agente tóxico em causa e o modo através do qual esse agente alcança o sistema biológico.
Podemos, assim, falar em Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia, Social, Ocupacional, também em Toxicologia Clínica ou Médica e Analítica, assim como Toxicologia dos Alimentos e Experimental.
Intoxicação Alimentar
É justamente através do consumo de alimentos com substâncias tóxicas que surgem as intoxicações alimentares. Nada mais são do que o resultado da reacção do organismo perante a ingestão de alimentos contaminados. As contaminações mais comuns relacionam-se com vírus, bactérias, parasitas e metais.
A intoxicação alimentar carateriza-se tendencialmente por um grande desconforto gastrointestinal, também acompanhado de cólicas abdominais, náuseas, vómitos e diarreia.
Já todos ouvimos falar de casos de intoxicação alimentar. Por vezes, acontecem cenários em que a população de toda uma escola ou empresa manifesta sintomas típicos desta patologia.
No entanto, também acontece, numa mesma família, todos os membros consumirem o mesmo alimento e nem todos sofrerem uma intoxicação alimentar.
Como é facilmente percetível, a dose necessária de um determinado tóxico para causar uma intoxicação alimentar varia de acordo com a suscetibilidade de cada organismo, podendo ser bastante distinta de indivíduo para indivíduo.
Essa sensibilidade está, pois, relacionada com fatores como a idade, o estado de saúde, a existência de doenças crónicas ou alergias, entre outros.
Toxicologia Alimentar
Assim sendo, a Toxicologia Alimentar ou Toxicologia dos Alimentos entende-se como uma das subespecialidades da área da Toxicologia que muitos acreditam ser de grande relevância para a saúde humana.
Essa importância justifica-se pelo fato de a alimentação ou dieta alimentar ser uma componente incontornável na vida de cada ser humano, não havendo forma de fugir aos riscos que incorre.
Referimo-nos a riscos visto que cada alimento
...