Obesidade
Projeto de pesquisa: Obesidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valvalzinhaval • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 491 Visualizações
Obesidade
A Obesidade hoje em dia e considerada epidêmica e grave problema de saúde de saúde publica mundial.Os estudos científicos relacionados a Obesidade vem crescendo gradativamente,infelizmente sua etiologia e de difícil identificação ,esta dificuldade deve se ao fato da Obesidade ser caracterizada como uma doença multifatorial e como tal ,sua etiologia pode se tornar controvertida,visto que existem contribuições comportamentais ,estilos de vida e os aspectos fisiológicos no desenvolvimento e na manutenção desta,trazendo consigo uma gama de comorbidades e morte ,causa enorme impacto na economia mundial e que e urgente implantar medidas de prevenção no âmbito populacional.
As pessoas podem iniciar obesidade com qualquer idade ,variando entre os sexos.Sendo que essa epidemia não esta restrita a determinada raça,et5nia ou grupo socioeconômico ,mas sabe se que fatores culturais ,ambientes e genéticos influenciam na sua gênese.
Alterações de fatores ambientais ,como aumento da ingestão alimentar e estilo de vida sedentário também contribuem esta epidemia.Com a modernidade e as profissões modernas as alimentações fora de casa ficaram cada vez mais freqüentes visando a facilidade e rapidez aumentando assim dietas descontrolada em alimentos industrializados e ricos em gorduras sendo densidade energéticas deste alimentos e elevada .
Qualquer alteração na massa corpórea promove uma resposta adaptiva na ingestão alimentar (apetite) ou no gasto energético (termogenese) para a manutenção do equilíbrio corpóreo.Exemplo e ,a perda de peso com restrição calórica provoca aumento do apetite e diminuição da taxa metabólica .Em ração desta resposta adaptativa ,a reincidência do ganho de peso após a dieta e praticamente universal.
O conhecimento sobre aspectos epidemiológicos da obesidade foi limitado por anos devido a falta de padronização dos parâmetros de medidas do excesso de gordura corpórea entre as diferentes populações .
A Organização Mundial da Saúde ( OMS)define “sobrepeso”como excesso de peso corpóreo e a “obesidade” como excesso de gordura no organismo levando se em conta o índice de massa corpórea (IMC).
O IMC consiste na divisão aritmética do peso ,em kg,pela altura ,em metro,elevada ao quadrado .
Define se como sobrepeso aquelas pessoas com IMC entre 25 e 29,9kg/m² e obesidade ,com valores acima de 30kg/m².
http://www.agitapirenopolis.com.br/obesidade-e-fisioterapia-7195
A fatores de riscos dependendo do local de deposito de gordura no corpo a uma classificação chamada Obesidade: Andróide e Ginóide.
Obesidade andróide (masculina ) e caracterizada pelo acumulo de gordura na região abdominal,sobretudo na região intra abdominal não so de gordura visceral
Profunda mas também subcutânea essa obesidade também e conhecida abdominal ,da parte superior do corpo ou obesidade na parte inferior do tronco.
Obesidade Ginoide (feminina),e caracterizada pelo acumulo de gordura na região glúteo –femoral –quadril, nadegas e coxas .E conhecida também como obesidade da parte inferior do corpo.
A medida da circunferência da cintura ou propagação cintura quadril e uma técnica
Apropriada para classificação andróide ou tipo ginoide.
http://obesidadeblog.blogspot.com.br/2011/11/obesidade-androide-x-obesidade.html
A obesidade pode ocorrer por vários fatores como:
Alimentação, estresse ,Geneticos ,endócrinos,psicogênicos,medicamentosos ,neurológicos e metabólicos,
Vendo se então que a obesidade não se expressa de forma isolada.
O aumento da Obesidade te preocupado as autoridade das saúdes umas vez que estudos comprovam cada vez mais a associação da obesidades com outras doenças. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas, Dentre os distúrbios ortopédicos, as alterações posturais da coluna e dos membros inferiores são os mais incidentes
Algumas doenças associadas com a obesidade:
Diabetes
O risco de pessoas com obesidade adquirirem Diabetes Mellitus tipo 2 aumenta de maneira positiva e significativa com o grau de obesidade,com tipo de dita e a presença de obesidade classificada como central ,.A obesidade leva ,a alterações no metabolismo da glicose com diminuição de sua utilizações pelas células,ocasionando resistência a insulina e como resultado há um aumento da produção e liberação de insulina pelas células pancreáticas ,o que causa hiperinsulinêmia.
A hiperinsulinamia aumenta:
A síntese hepática de VLDL-colesterol e triglicerídeos
A síntese inibidor do plasminogenio
A reabsorção tubular renal de sódio
As citocinas
A inflamação
O sistema renina –angioteomensina
Todos estes eventos metabólicos são denominada a síndromes metabólicas.
Hipertensão
Existe uma forte correlação entre a obesidade e a pressão arterial ,ewstudos mostram que 50% das pessoas com obesidades sofrem de hipertensão arterial.
Dislipidemia
A obesidade também esta associada a modificação deletéria sno metabolismo dos lipídios .Essas alterações as metabólicas tem como conseqüência a elevação dos valores de LDL-colesterol e a redução do HDL-colesterol .Também há elevação dos triglicerídeos e do VLDL colesterol.Todas essas modificações no metabolismo dos lipídios estão relacionados a distribuição central da gordura .
Doenças Cardiovasculares
Aterosclerose conariana ,vários estudos mostram correlação entre esta doença e a obesidade
A Insuficiência cardíaca congestiva(ICC), também são decorrentes da obesidade e provável que a obesidade leve ao aumento do trabalho cardíaco proporcional a aumento do peso
...