Os Cuidados Paliativos
Por: ctmr • 23/8/2016 • Seminário • 445 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
Cuidados
Paliativos
Módulo: Clínica da dor
Historicamente cuidados paliativos se confundem com o termo hospice. Na idade media, durante as cruzadas cristã, as hospices eram lugares q abrigavam doentes, órfão, mulheres em trabalho de parto, leprosos e pessoas pobres. Esta forma de hospitalidade tinha como característica o acolhimento, a proteção, o alivio do sofrimento, mais do que a busca pela cura.
O alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia e pela manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar: esses são alguns dos princípios dos Cuidados Paliativos que, finalmente, começam a ser reconhecidos em todas as esferas da sociedade brasileira.
O controle da dor é uma das medidas mais de urgência e preocupação para os cuidados paliativos, pois deve se basear em avaliação cuidadosa com elucidação de suas possíveis causas e seus efeitos na vida do paciente, investigando fatores desencadeantes e atenuantes, além dos psicossociais, que possam influenciar o seu impacto. Nesse sentido, as equipes multiprofissionais dedicadas aos Cuidados Paliativos devem estabelecer precocemente vias de comunicações claras para assistência. O familiar é um pilar fundamental para incentivar a adesão ao tratamento, já que uma analgesia insuficiente se traduz em sobrecargas física e psicológica para o paciente e sua família.
Para este trabalho ser realizado é necessária uma equipe mínima, composta por: um médico, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social e pelo menos um profissional da área da reabilitação (a ser definido conforme a necessidade do paciente). Todos devidamente treinados na filosofia e prática da paliação.
Os sintomas físicos mais comuns que os cuidados paliativos tratam são a dor, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, falta de ar e insônia. Muitos deles podem ser controlados com medicamentos ou por meio de outros métodos, como a terapia nutricional, fisioterapia ou técnicas de respiração. Além disso, a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia podem ser realizadas para reduzir o tamanho de tumores que estão causando dor ou outros problemas.
Nos anos 90 apareceram no Brasil os primeiros serviços organizados que tem como a intenção aliviar sobre tudo a dor do paciente, mas, atualmente as atividades paliativas ainda precisam ser regularizadas em forma de lei. Ainda se precisa avançar muito sobre a importância dos cuidados da dor o Brasil, pois, ainda muito confundem este com a eutanásia.
Para se ter uma noção foram feitas varias pesquisas que mostram a importância dos cuidados paliativos e que seus muitos componentes são benéficos para saúde e bem-estar do paciente e da família. Além disso, nos últimos anos uma series de estudos demonstraram que os pacientes têm seus sintomas controlados e são capazes de comunicarem suas necessidades emocionais tem uma melhor qualidade no controle da dor.
...