PATOLOGIA
Tese: PATOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidiani • 19/12/2013 • Tese • 940 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Patologia Valor: _________________0,0 a 2,0
Professor: Ms. Leonardo Teófilo Teles
Acadêmico(a):___________________________________________________________
Questão 01
O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células é uma função essencial do corpo humano, a qual os fisiologistas chamam de homeostase. Relacione o termo homeostasia com o conceito saúde.
Questão 02
Nas lesões celulares permitem que a célula lesada, após a retirada do agressor, volte a ter aspecto e funções normais. As formas das lesões reversíveis dependem do tipo, da duração e da intensidade das agressões, do tipo de célula lesada e do seu estado metabólico. Cite quatro exemplos de fatores que condicionam este tipo de lesão.
Questão 03
A esteatose ocorre por hipóxia, agressão por toxinas ou alterações metabólicas. Neste caso formam-se vacúolos pequenos ou grandes de gordura no citoplasma, que podem deslocar o núcleo para a periferia da célula. Ocorre principalmente nos hepatócitos e células miocárdicas. Macroscopicamente o órgão acha-se com peso e volume aumentados, mole, amarelado. Como é classificada esta patologia?
Questão 04
Apesar do ambiente em que vivemos apresentar muitas variações, como temperatura, umidade atmosférica, pressão atmosférica, o ambiente onde nossas células estão, o interstício, apresenta poucas alterações. Isso ocorre porque somos dotados de mecanismos capazes de proteger e regular as atividades vitais. No entanto algumas estruturas como as células musculares podem sofrer para estas adaptações. Justifique.
a) Hipertrofia e/ou atrofia
b) Displasias
c) Distrofias
d) Necroses
Questão 05 (1,0 pto.)
Conceitue os itens:
I- Displasia:
II- Metaplasia
III- Hiperplasia
Questão 06
Normalmente não se encontram neurônios no cérebro em plena divisão celular. Entretanto, no Mal de Alzheimer, grandes quantidades dessas células iniciam anormalmente o ciclo de divisão. Estudos mostram que até 10% dos neurônios nas regiões atingidas por tal degeneração tentaram iniciar a divisão celular. Contudo, nenhum deles conseguiu terminá-la, pois não foi observado o sinal mais característico da consumação da divisão de uma célula: cromossomos alinhados no meio dos neurônios. Como pode ser caracterizada esta patologia de acordo com os fatores citados:
Questão 07
Como denomina-se o processo em que o aumento da quantidade de sangue em um órgão ou parte dele, causado por maior fluxo sanguíneo ou dificuldade de drenagem? Cite exemplos de situações podem provocar essa alteração.
Questão 08
Explique a fisiologia do processo hemorrágico e descreva como é caracterizada sua classificação.
Questão 09
Qual o mecanismo que promove a diminuição ou supressão do aporte sanguíneo – arterial – a uma parte do organismo. Cite consequências deste distúrbio.
Boa Prova!!!!
O tecido epitelial reveste as superfícies do corpo que entram em contato com o meio externo, como pode ser observado na pele e na mucosa que reveste o intestino. As características de cada uma dessas regiões do corpo determinam diferenças funcionais entre as células que compõem as camadas superficiais do tecido epitelial. A pele previne a entrada de patógenos e substâncias estranhas enquanto que a mucosa intestinal tem a função de absorver nutrientes e proteger as
...