PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: Perfil sócioeconômico, Demográfico E Conhecimento Sobre A Doença.
Ensaios: PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: Perfil sócioeconômico, Demográfico E Conhecimento Sobre A Doença.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniela1730 • 20/9/2014 • 6.991 Palavras (28 Páginas) • 603 Visualizações
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Medicina
Curso de Graduação de Enfermagem
Daniela Lima e Silva
PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença.
UBERLÂNDIA
2010
Daniela Lima e Silva
PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA 3A IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do Bacharelado em Enfermagem.
Orientadora: Profa. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira
UBERLÂNDIA
2010
FOLHA DE APROVAÇÃO
Daniela Lima e Silva
PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA 3a IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do Bacharelado em Enfermagem.
Orientadora: Prof. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira
Uberlândia, 10 de dezembro de 2010.
Banca examinadora
________________________________________
Prof. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira
________________________________________
1º EXAMINADOR(A)
________________________________________
2º EXAMINADOR(A)
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus amigos, que sempre me incentivaram e apoiaram, ao Marlon, pelo apoio, carinho e ajudas técnicas neste trabalho.
Agradeço muito a minha orientadora Dr. Maria Cristina, pois desde quando manifestei a intenção de fazer o trabalho, tem me mostrado novas idéias, provocando a reflexão e visão crítica. Sobretudo pela paciência e carinho com que tem feito.
Agradeço também à minha família que foi grande incentivadora, e a todos que colaboraram de alguma forma, em especial aos pacientes idosos com quem convivi e sempre foram carinhosos e respeitosos.
LISTA DE SIGLAS
AIDS/HIV Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
CEP/UFU Comitê de Ética e Pesquisa da UFU
HC-UFU Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
RESUMO
Os objetivos gerais deste estudo são: caracterizar demográfico e sócio economicamente os idosos portadores do vírus HIV e verificar o seu conhecimento a respeito da doença transmitida pelo vírus. Os pacientes analisados encontravam-se internados nas enfermarias clínicas: médica, cirúrgica I, II e III e moléstias infecciosas, do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
O estudo caracterizou-se como transversal, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 50% mulheres e 50% homens, na faixa etária entre 67-80 anos. Utilizou-se um questionário elaborado e validado por Lazzarotto et al. (2008), denominado pelos pesquisadores de QHIV31, pois é um instrumento qualificado sobre HIV/AIDS para indivíduos na terceira idade, que foi avaliado quanto à fidedignidade, e abrange as características quanto ao nível sócio- econômico e quanto ao conhecimento sobre à AIDS, nos domínios conceito, transmissão, prevenção, vulnerabilidade e tratamento.
Mais da metade (70%) dos participantes relatou ter cursado de um a três anos de estudo e a renda mensal de 60% foi de um salário mínimo. Nos domínios “conceito” e “transmissão”, 60% desconheciam a fase assintomática da infecção pelo HIV e 40% acreditavam que a AIDS poderia ser transmitida pelo mosquito. Na esfera dos domínios “prevenção” e “vulnerabilidade”, 10% não sabiam da existência da camisinha feminina e 30% consideravam a AIDS uma síndrome somente de homossexuais masculinos, profissionais do sexo e usuários de drogas. Quanto ao “tratamento”, 10% ignoravam a sua existência.
O aumento da expectativa de vida teve como consequência uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, o que juntamente com as descobertas científicas para aumentarem a atividade sexual, associado à resistência do uso do preservativo, tornaram os indivíduos mais velhos mais vulneráveis à AIDS. Acrescenta-se ainda que a ascensão das taxas de infecção pelo HIV entre idosos pode ser um sinal de uma lacuna nos esforços de prevenção com este grupo de idade.
Palavras chave: Nível de conhecimento do HIV/AIDS, Idoso com HIV/AIDS, transmissão HIV/AIDS.
ABSTRACT
The
...