TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Exames: Patologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

A coagulação sangüínea pode ocorrer através de duas vias básicas: Intrínseca (em que os elementos necessários à coagulação já estão presentes no sangue) e a Extrínseca (em que há necessidade de um elemento externo ao sangue para que se processe). As vias intrínseca e extrínseca confluem para uma via final comum.

A Cascata da Coagulação

Como se pode perceber, a via extrínseca é mais simples que a via intrínseca.

Na via extrínseca, a tromboplastina atua sobre o fator VII, ativando-o. O fator VII ativado age sobre o fator X, já na via final comum.

Na via intrínseca, a calicreína deflagra a ativação dos fatores XII, XI e IX, em cascata, ou seja, um ativa o seguinte numa seqüência ordenada. O fator IX, em presença de Cálcio e fator VIII (anti-hemofílico) ativam o fator X, iniciando a via final comum.

Na via comum, a protrombina é ativada pelo fator X ativado (tenha o processo se iniciado pela via extrínseca ou pela intrínseca), formando-se Trombina.

A trombina converte Fibrinogênio em Fibrina, mas também ativa o fator XIII, responsável pela polimerização da fibrina.

Formação do Retículo de Fibrina

A polimerização da fibrina é fruto da reação catalisada pelo fator VIII ativado, que se comporta como uma amidase.

A fibrina polimerizada é insolúvel, arruma-se formando um retículo que aprisiona células do sangue, formando um tampão ou coágulo, cujo objetivo original seria o fechamento de uma solução de continuidade na parede do vaso.

Quando o sistema é ativado dentro do vaso (ou no próprio coração), o coágulo obstrui o fluxo sangüíneo, sendo o processo chamado de Trombose. O coágulo é o trombo

Os Fatores da Coagulação

Alguns deste fatores são dependentes da vitamina K.

Mecanismo de atuação do sistema Anticoagulante Proteína S-Proteína C

A proteína S atua estimulando a ação do inibidor do ativador de plasminogênio, liberando deste modo o plasminogênio que irá atuar sobre a fibrina, desfazendo o coágulo sangüíneo. A proteína C é um cofator necessário para sua atuação.

O endotélio é capaz de transformar a trombina, a substância mais coagulante de nosso organismo, num anticoagulante: ao produzir a trombomodulina, o endotélio cria um complexo capaz de ativar o sistema proteína S-proteína C.

Sistemas Anticoagulante e Fibrinolítico

A antitrombina III é ativada pela heparina e representa a principal defesa anticoagulante. A trombomodulina, produzida pelo endotélio, ativa o sistema proteína C/proteína S, segunda linha de defesa antitrombo.

Caso essa defesa seja vencida, entra em ação o sistema fibrinolítico, capaz de lisar o trombo e restabelecer a patência de vasos ocluídos por coágulos sangüíneos.

Abraços, no site indicado abaixo existem organogramas explicativos das cascatas da coagulação

• 1. Ação da Heparina e Cascata de Coagulação Acadêmicos: Alexandre Lukas Charles Maximiller

• 2. Resumo

• A primeira etapa é a formação do ativador de protrombina. Uma vez que o ativador de protrombina tenha sido formado, transforma a protrombina em trombina. A trombina age como enzima para transformar o fibrinogênio em filamentos de fibrina que enredam os glóbulos vermelhos e o plasma, para formar o coágulo propriamente dito.

• 3. Hemostasia1 – Espasmo vascular;2 – Formação do tampão de plaquetas;3 – Coagulação do sangue;4 – Crescimento de tecido fibroso na regiãodo coágulo.

• 4. Espasmo Vascular Quanto mais o vaso é traumatizado, maior é o grau de espasmo.

• 5. Formação do Tampão dePlaquetas Naturezadas Plaquetas: Megacariócitos Medula óssea Concentração: 200.000-400.000/mm3

• 6. Formação do Tampão dePlaquetas Mecanismo do tampão plaquetário:  Superfície molhável, como as fibras colágenas na parede vascular  Liberam grandes quantidades de ADP  Tampão de plaquetas  Necessidade diária

• 7. Coagulação no vaso roto Começa a se formar de 15 a 20 segundos, nos casos em que o trauma da parede vascular tenha sido muito intenso, ou dentro de 1 a 2 minutos, quando não tiver sido. Dentro de 3 a 6 minutos após a lesão do vaso, toda a extremidade seccionada ou rompida do vaso está cheia pelo coágulo. Após período de 20min-1h, ocorre retração do coágulo: isso fecha o vaso ainda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com