Ph E O Tamponamento Da Saliva
Trabalho Escolar: Ph E O Tamponamento Da Saliva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danifurusho • 26/10/2013 • 807 Palavras (4 Páginas) • 3.871 Visualizações
Resumo
O ph é um medidor de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância qualquer. Na utilização da fita de ph, percebe-se que certas substâncias ingeridas possuem, no dia- dia, um ph mais ácido e outras, mais básico. Na ingestão de alimentos como leite e o iogurte o ph é neutro, diferente do suco de limão e do refrigerante (coca cola) que possuem o ph ácido.
Palavras - chave: PH. Tamponamento da saliva. Cáries.
1. INTRODUÇÃO
A saliva é um liquido aquoso que é produzido na nossa cavidade bucal pelas glândulas salivares, a qual é composta por enzimas, minerais e aminoácidos, cuja apresenta um ph irregular que pode variar de 6,8 a 7,2.
É certo afirmar que esse ph sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar entre outros fatores.
Quando o ph oscila, a saliva atua como um sistema de tampão que faz com que o ph retorne aos seus padrões ideais auxiliando assim, na manutenção da homeostase.
“A manutenção do Ph ideal é conseguida pelos seres vivos graças à existência do sistema-tampão.” (Marzzaro, 2007, Torres, 2007, p. 3)
A saliva faz sua proteção contra a cárie da seguinte maneira: fluxo salivar, velocidade do fluxo, concentração de íons cálcio e fosfato, capacidade do tampão e sistema antibacteriano salivar. O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais. Quando a saliva se torna ácida, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal, assim o dente se torna mais suscetível a cáries.
Por ser um assunto de extrema importância, realizamos um experimento no mês de agosto no laboratório de química da Universidade Feevale, aonde medimos o ph salivar. Para tal processo utilizamos algumas substâncias que modificavam a consistência da saliva ao serem ingeridos, que de certo modo foram encontrados diferentes valores de ph.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para realização do trabalho utilizamos o Becker, fita de medição do Ph e quatro substâncias ácidas e básicas (leite, iogurte, refrigerante coca cola, suco de limão). Primeiramente coletamos nossa saliva cuspindo em um copo de Becker para assim, podermos encontra o valor do Ph através da fita de medição da mesma.
Após, ingerimos quatro goles de cada substância e coletamos a saliva em copos de Becker para posteriormente, fazermos a medição do Ph da mesma, ao ser ingerido diversas substâncias para observar se ocorria alguma alteração.
3. RESULTADO E DISCUSSÃO
O Ph da saliva varia entre 6.8 a 7.2, porém pode ser alterado devido a vários motivos, como por exemplo, a dieta alimentar. Nesse experimento vimos às mudanças do Ph da saliva decorrente a cada substância ingerida.
Ph logo após a ingestão Após 20 minutos de ingestão Após 40 minutos de ingestão
Suco de Limão 4 7 7
Leite 7 6 7
Refrigerante 7 7 7
Iogurte 7 7 7
Iniciamos com o Ph da saliva de 7, que é considerado neutro. Após ingerirmos suco de limão, leite, refrigerante e iogurte, notamos
...