Precesso Inflamatorio
Resenha: Precesso Inflamatorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunoo0408 • 9/11/2014 • Resenha • 217 Palavras (1 Páginas) • 232 Visualizações
O processo inflamatório agudo consiste em uma resposta imediata e precoce a um agente nocivo. As células envolvidas neste processo são os leucócitos e anticorpos, que são conduzidos na corrente sanguínea, desencadeando vários outros processos da inflamação. Primeiramente, ocorrem alterações no fluxo e no calibre vascular, surgindo novos leitos capilares na área da inflamção, aumentando o fluxo sanguíneo, e conseguentemente, o calor e eritema.
Após este processo, ocore o aumento da permeabilidade vascular resultando no extravasamento para o interstício de um líquido rico em proteínas, denominado exsudato, sendo a principal marca da inflamação aguda. O acúmulo do liquido no tecido intersticial leva ao edema.
Posteriormente, ocorre a emigração dos leucócitos para a lesão. Os leucócitos englobam os agentes ofensivos, destroem bactérias e outros invasores, degradando também o tecido necrótico e agentes estranhos. O objetivo da resposta (inflamação) é a destruição do agente lesivo e consequentemente a cicatrização, e no caso da inflamão agúda, sua resposta é rápida, tendo duração de minutos, horas, ou no máximo poucos dias, e seus mediadores químicos amplificam a resposta inflamatória, que são plaquetas, neutrófilos, monócitos, macrófagos e mastócitos. Com a ação dos mediadores, a resposta pode ser intensificada.
Também devemos citar a importância do processo inflamatório agudo na cicatrização. A cicatrização surge como consequência da destruição do agente lesivo, e recuperação do tecido afetado.
...