Pressão arterial e seus mecanismos
Artigo: Pressão arterial e seus mecanismos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonrocha123 • 28/11/2013 • Artigo • 772 Palavras (4 Páginas) • 619 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nessa aula abordamos como tema a pressão arterial e seus mecanismos em cada sistema aprendemos sobre os valores da sístole e da diástole em parâmetros normais, e também analisamos seus mecanismo no sistema SNC,Renal, e Vascular.
PRESSÃO ARTERIAL
A pressão arterial é conseqüência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Ela mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés.
SISTEMA CARDIOVASCULAR:
Denomina-se ciclo cardíaco o conjunto de acontecimentos desde o fim de um batimento cardíaco até o fim do seguinte.
No momento em que o coração bombeia seu conteúdo na aorta mediante contração do ventrículo esquerdo, encontrando-se a válvula mitral fechada e a válvula aórtica aberta, quando a pressão ventricular esquerda é máxima, a pressão calculada a nível das artérias também é máxima. Como esta fase do ciclo cardíaco se chama sístole, a pressão calculada neste momento é chamada de pressão arterial sistólica.
Imediatamente antes do próximo batimento cardíaco, com a válvula aórtica fechada e a mitral aberta, o ventrículo esquerdo está em relaxamento e a receber o sangue das aurículas. Neste momento a pressão arterial nas artérias é baixa, e, como este período do ciclo cardíaco se chama diástole, é denominada pressão arterial diastólica. No entanto, esta pressão mínima ainda é consideravelmente superior à pressão presente do lado exterior da aorta e de todo o sistema arterial, sendo esta certamente maior do que a pressão atmosférica razão pela qual as artérias não colapsam nesta fase do ciclo.
Tabela:
Pressão Diastólica:
Pressão Arterial mais baixa medida, durante um ciclo cardíaco, pressão durante o relaxamento.
Pressão Sistólica:
Maior pressão arterial medida durante o ciclo cardíaco. Pressão na artéria após o sangue ter sido ejetado pelo ventrículo esquerdo.
(SNC) SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Para assegurar que o fluxo sanguíneo na circulação sistêmica não aumente ou diminua devido as pressões variáveis, é extremamente importante que a pressão arterial média seja regulada de modo a ter valor muito constante. Isso é conseguido por meio de um grupo complexo de mecanismos que envolvem o sistema nervoso, os rins, os diversos mecanismos hormonais. O controle neural é realizado quase que integralmente por reflexos nervosos. Um dos mais importantes desses reflexos é o reflexo barorreceptor. Eles estão situados nas paredes da aorta e da artéria carótida interna. Quando a pressão arterial fica muito aumentada, os barorreceptores
...