TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Situações Clinicas Trabalhadas Na Hidroterapia

Artigo: Principais Situações Clinicas Trabalhadas Na Hidroterapia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

situações clínicas trabalhadas

Principais

.Princípios Físicos

É essencial o conhecimento dos princípios físicos da água, é de grande importância para programação, formulação e desenvolvimento dos tratamentos.

Independendo das patologias do paciente, dos métodos de tratamentos ou quadro de deficiência dos pacientes indicados para a reabilitação aquática.

.Hidrostática e Hidrodinâmica.

Estão presentes em todos os momentos da terapia, até quando ocorre à imersão os efeitos já estão em atuação no corpo do paciente.

O conhecimento da hidrodinâmica e da hidrostática faz com que a posição do paciente e a profundidade da sua imersão sejam ideais com os tratamentos realizadas na hidroterapia.

Os princípios físicos da hidrodinâmica que tem uma importância que é relacionada à pressão hidrostática, turbulência, densidade relativa, metacentro, fricção, empuxo e viscosidade. Todos esses princípios relacionados exerce uma atividade especifica nos órgãos e sistemas no corpo humano.

.Pressão Hidrostática

Segundo a lei de Pascal, “... a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo e varia com a profundidade e densidade do líquido”.

É a pressão exercida no corpo imerso, é diretamente proporcional à densidade do líquido e a profundidade de imersão.

A pressão hidrostática aumenta com a profundidade e assim fazendo pressão nos fluidos corporais das regiões de fora pra dentro, na posição vertical. Estimula a circulação periférica e melhora o retorno venoso, e ajuda na absorção e na prevenção de edemas e a reação de equilíbrio.

. Pressão hidrostática sobre corpo flutuante com cabeça fora da água.

.Turbulência

A água quando colocada em movimento apresenta diversas características, considerando o tipo de movimento e sua velocidade.

Mesmo em um ambiente com água sem correnteza, um simples movimento climático como o vento podem provocar movimentos, sejam eles turbulentos ou laminares.

Quando existem movimentos desorganizados das moléculas dos fluidos, causando redemoinhos, esse efeito é chamado de Turbulência. Quando um objeto faz movimento maior que aquele que já se encontrava e promovendo redemoinhos e o agito das moléculas, logo atrás dele, isso faz um fluxo irregular e o caminho paralelo é desviado do caminho normal, isso faz a formação de turbulência.

No fluxo laminar as moléculas é lento, quando a água move continuamente em uma mesma velocidade todas as moléculas estão se movendo paralelamente de forma que não se cruzem, a água esta em fluxo laminar.

Logo após um fluxo turbulento, as moléculas se organizam e formam um fluxo laminar. Quando maior a velocidade, maior será o fluxo obtido que produz energia cinética.

.Densidade Relativa

A densidade relativa de uma substância é a relação entre a massa de um determinado volume da substância com a mesma massa do mesmo volume de água.

A densidade da água é de 1,0. Um ser humano, constituído por água apresenta uma densidade próxima de 1,0 (aproximadamente 0,97) ele flutua porque sua densidade é menor que 1,0 e afundará se sua densidade for maior que 1,0 e ficará logo abaixo da superfície flutuando se for igual 1,0.

.Flutuações

A flutuação, também conhecida como empuxo para cima, que atua em sentido oposto a gravidade, descoberto por Arquimedes (287 a 212 A.C), tem um papel muito importante no tratamento em pacientes que não suportam o peso fora da água, onde o corpo imerso facilita os movimentos articulares, musculares e funcionais.

Pelo princípio de Arquimedes e flutuação, se um corpo imerso estiver densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com