Proteinas. Funções das proteínas
Tese: Proteinas. Funções das proteínas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luan0009 • 21/8/2013 • Tese • 863 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
“As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células vivas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontradas em uma grande diversidade de funções biológicas, sendo os produtos finais mais importantes das vias de informação (...)” (LEHNINGER Pg 89).
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50% a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas. Muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida. Porém, nem toda proteína é uma enzima; a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um, podemos afirmar ainda que pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Todas proteínas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre.
Funções das proteínas
As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc. Todas as proteínas desempenham sua função da mesma maneira: por união seletiva a moléculas. Algumas proteínas, como as estruturais, se agregam a outras moléculas da mesma proteína para originar uma estrutura maior. Outras proteínas se agregam a moléculas diferentes: os anticorpos se unem aos antígenos específicos, a hemoglobina ao oxigênio, as enzimas a seus substratos, os reguladores da expressão gênica ao DNA, os hormônios a seus receptores específicos, etc. Abaixo estão relacionados alguns exemplos de proteínas e as funções que desempenham.
Função estrutural
- Algumas proteínas constituem estruturas celulares:
• certas glicoproteínas fazem parte das membranas celulares e atuam como receptores ou facilitam o transporte de substâncias.
• as histonas, fazem parte dos cromossomos, auxiliando espacialmente o enrolamento do DNA (genes).
- Outras proteínas conferem elasticidade e resistência a órgãos e tecidos:
• o colágeno do tecido conjuntivo fibroso.
• a elastina do tecido conjuntivo elástico.
• a queratina da epiderme.
Função reguladora do metabolismo ou função hormonal
- Alguns hormônios são de natureza protéica:
• a insulina e o glucagon regulam os níveis de glicose no sangue.
• hormônios secretados pela hipófise como o hormônio de crescimento.
• a calcitonina regula o metabolismo do cálcio.
Função de regulação da expressão gênica
-Algumas proteínas regulam a expressão de certos genes, como os fatores de transcrição e de tradução,
...