Radiopropagação – Introdução as ondas terrestres
Resenha: Radiopropagação – Introdução as ondas terrestres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: plmarcos81 • 3/10/2013 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 668 Visualizações
Radiopropagação – Introdução as ondas terrestres
O modo como a onda se propaga depende da faixa de freqüência na qual a onda se enquadra. As ondas terrestres, como o próprio nome diz, propagam-se sobre a superfície da Terra e seu intervalo de freqüência varia de 10 kHz até 3 MHz.
O fator condutividade
Tanto a terra quanto a água conduzem ondas de rádio, porém a condutividade varia conforme o tipo de região. Por exemplo: enquanto as florestas absorvem consideravelmente as ondas de rádio, a água salgada favorece significativamente a propagação de superfície. A unidade de medida da condutividade é o siemens (S) e abaixo temos uma tabela com os valores para diferentes tipos de solo e água. É essencial conhecer tais valores para o planejamento das freqüências e potências. Ver:
Obs: quanto menor a freqüência, maior a profundidade de penetração da onda no solo.
Ondas terrestres – Ground Waves (GW)
São ondas que possuem baixas/médias freqüências (10 kHz até 3 MHz) e sua propagação ocorre sobre a superfície terrestre. Alias, somente as transmissões em baixas freqüências se curvam o suficiente para seguir o “desenho” da Terra em grandes distâncias. Os campos eletromagnéticos de freqüências mais altas se curvam apenas ligeiramente. Não o bastante para proporcionar sinais capazes de atingir grandes distâncias.
Além do fator curvatura, as ondas terrestres dependem das características do solo (condutividade e relevo). Quanto maior a absorção, pior é a condução. O mar, como já exposto, é um excelente condutor. Há registros de transmissões extremamente extensas quando a mesma é feita pelo oceano.
Ondas terrestres são emitidas, geralmente, por uma antena vertical – do tipo mastro ou torre – assentada sobre o solo.
...