Resenha de primeiros socorros
Por: lokanani • 23/4/2015 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 1.135 Visualizações
Descrição
O artigo dos autores (GAWRSZEWSKI, et al) analisaram 5.934 atendimentos decorrentes de lesões relacionadas com acidentes de trânsito com transportes terrestres e foram analisadas, Acidentes por ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas ou pedestres, ocorre mais no sexo masculino na idade dos 20 a 29 anos. Na proporção de acidentes ocorridos, sofreram lesões de menor gravidade como luxações contusões e cortes, parte desses acidentes foi por fraturas, traumatismo crânio – encefálico e lesões de órgãos internos.
O perfil dos atendimentos que o artigo cientifico traz é verídico, ocorre mais com o sexo masculino do que o sexo feminino, os acidentes com ocupante de veículo é o que passa mais nos noticiários da televisão nacional, o motorista ou passageiro sofre lesão que é consequência de uma colisão, capotagem, impacto ou com um pedestre na estrada. O Motociclista pode ter lesão em consequência da colisão, perda de controle e impacto. O Pedestre sofre atropelamento e pode ocorrer lesão fatal levando a óbito. O ciclista que sofre um atropelamento com veículo, pode perde equilíbrio cair ou ser arrastado pelo veículo que o atropelou. Animais soltos podem ocasionar graves acidentes principalmente nas estradas.
A prevalência masculina e da população jovem entre as lesões referidas é um envolvido que ocorre nacionalmente e internacionalmente. A maior parte dos casos dos acidentes com motocicletas envolve jovens que trabalham como motoboy relativamente pode causar lesões fatais atingindo a cabeça\face. Os acidentes com os pedestres e ciclistas possui evolução logística podendo as vítimas de lesões graves originar em internações ou ir a óbito.
Portanto conclui-se que em São Paulo ano de 2005 os atendimentos nos serviços de emergências ocorre em grande proporção no perfil do sexo masculino e em pouca
proporção no sexo feminino, motociclistas, ciclistas e pedestres são vulneráveis a fatores de riscos, por não possuírem proteção adequada contra acidentes que ocasione lesões e mortes.
...