Rousseau
Monografias: Rousseau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karla.rejane94 • 20/7/2014 • 211 Palavras (1 Páginas) • 686 Visualizações
01 - "Um vez que que o homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens"(pág.25)
Nesse trecho de Rousseau, tirado no Contrato Social, o autor:
a ) Considera natural a autoridade de um homem sobre outro?
Sim, considera, por que no trecho está escrito que as convenções tem autoridade legítima entre os homens, isso quer dizer que quem tem mais poder aquisitivo, tem mais autoridade.
b ) Identifica alguma base legítima para essa autoridade? Qual? Justifique.
Sim. O que legitima esta autoridade é o interesse comum, que os homens renunciaram suas necessidades particulares em favor da coletividade.
02 - "Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto social ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania"(p.42)
A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?
Aos olhos de Rousseau, soberano é o povo. É o poder de que goza uma pessoa sobre todos os membros de uma dada comunidade por representar a vontade de todos os expressa em pactos sociais que legitimam essa autoridade.
...