RousseauJean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 )
Bibliografia: RousseauJean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 ). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PernilongoDeOcul • 26/6/2013 • Bibliografia • 323 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
Jean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 )
- Rousseau nasce em Genebra ( Suíça ) em 1712. Não pertencia a aristocracia mas a uma burguesia média e por isso teve uma vida bastante modesta. Rousseau foi dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se, mais tarde, a base do chamado romantismo. Formou, com Mostequieu e os liberais ingleses, o grupo de brilhantes pensadores pais da ciência política moderna. Foi um dos filosofos da doutrina que ele mesmo chamou " materialismo dos sensatos ", ou " teísmo ", ou " religião civil ". Lançou sua filosofia não somente através de escritos filosoficos formais, mas também em romances, cartas e na sua autobiografia.
- Rousseau é o filósofo iluminista precursor do romantismo do século XIX. Foi caracteristico do iluminismo, o pensamento de que a sociedade havia pervertido o homem natural, o " selvagem nobre " que havia vivido harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúmes.
Para Rousseau essencialmente o mestre deve educar o aluno para ser um homem, usando a estrutura provida pelo desenvolvimento natural do aluno, enquanto ao mesmo tempo mantendo em mente o contexto social no qual o aluno eventualmente será um membro. Isto somente pode ser conseguido em um ambiente muito bem controlado.
Rousseau considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo. " ... todos nascem homens e livres "; a liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar a própria qualidade de homem. "O príncipio da liberdade é direito inalienável e exigência essencial da própria natureza espritual do homem".
Rousseau é claramente não hóstil a religião, mas tem sérias restrições contra pelo menos três tipos de religião. Rousseau distingue a " religião do homem " que pode ser hierarquizada ou individual, e a " religião do cidadão ".
- Principais Obras:
- Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.
- Emilio.
- O contrato social.
...