Semiologia
Por: biacamargo2015 • 26/11/2015 • Resenha • 993 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
Genética do Câncer
Multiplicação desordenada de células - não ocorre em células de extrema diferenciação que não se divide com tanta frequência, ao contrário de células mais comuns e não diferenciadas que fazem mitose com mais frequência. Ex: queratinócito.
- as células, para entrar em divisão, precisam de um fator externo, que é um estímulo de crescimento que é liberado, principalmente, por outras células. Essas células, que recebem os estímulos, sabem que o estímulo é especialmente para ela devido a presença receptores (que pode estar dentro ou na membrana desta célula). -> proteínas cinase/kinase/quinase: que fazem a fosforilação (começa as reações em cascata para ativação da atividade do receptor específico; são proteínas de sinalização intracelular) X proteínas fofatases.
- depois de todos efeitos em cascata, que ocorrem para chegar ao núcleo, há a ativação dos fatores de transcrição dos genes, que podem ou não estar ativos, que ativam as ciclinas, que vão se ligar com as CDK, que vão ativar o ciclo celular- divisão da célula em questão (CDK/CICLINA - controlam o ciclo celular).
A multiplicação desordenada pode ocorrer devido a uma mutação de ganho de função da célula ou devido ao aumento do estímulo à celula (por exemplo: uma estimulação contínua do fator de crecimento).
Mutações de ganho de função : mutação missence (substituição de base única); amplificação gênica;
-> p53: guardiã do genoma, é um mecanismo de parar de divisão celular, faz apoptose ou bloqueia o ciclo celular se a célula sofrer alguma mutação devido fatores externos (U.V., falta de nutrientes, mutações aleatórias, etc...)
Você pode desenvolver câncer se você sofrer mutações específicas ou mecanismos epiléticos - genes específicos do controle do clico e multiplicação celular - ciclina, CDK, fatores de transcrição, receptores, p53, etc... - aqueles que estimulam (proto-oncogene - da origem ao câncer se sofrer alguma mutação) ou bloqueiam (genes supressores de tumores) a divisão celular -> ocorrem de forma variada nas células alteradas, havendo um acúmulo de mutações, sendo tanto nos que estudam simulam quanto nos que bloqueiam a divisão celular. ---> isso faz com que os tratamentos sejam diferentes em cada tipo de pessoa, pois cada pessoa tem um tipo de câncer específico, nenhum câncer é igual ao outro, por isso ainda não existe uma cura para o câncer em um estado de geral, apenas para um exato tipo de subtipo (talvez). A chance de cura depende da gama de mutações, do tipo de mutações que existem na pessoa.
Do genoma humano, 23 mil são genes (2% do genoma), desses 2% genes ativos, uma pequena parcela são proto-oncogene ou supressores de tumores. Por isso não é tão fácil adquirir a doença.
A grande parte das mutações ocorrem na proteína p53 (supressor a de tumor - exceção), pois por ser uma proteína que precisa de 4 alelos/subunidades, se ocorrer uma mutação em uma subunidade a proteína já deixa de ser funcional, isso gera uma gama grande de tipos de mutações em um único mecanismo, aumentando os tipos de variações de câncer.
...