Sifilis
Artigo: Sifilis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maisacarolina • 18/11/2014 • Artigo • 334 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
O QUE É SIFILIS?
Sífilis ou lues (do latim praga) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria Treponema pallidum, cuja transmissão, na maioria dos casos é por via sexual, porém pode ser transmitida de outras formas.
FORMAS DE CONTÁGIO
É transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas com alguém infectado (sífilis adquirida). O contato com as lesões contagiantes (cancro duro e lesões secundárias) pelos órgãos genitais é responsável por 95% dos casos de sífilis. Outras formas de transmissão da doença são as transfusões de sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita).
TIPOS:
1) Sífilis primária;
2) Sífilis secundária;
3) Sífilis terciária;
4) Sífilis congênita.
SIFILIS PRIMÁRIA
Surgem pequenas feridas nos órgãos genitais (cancros duro), não apresentando ardor, coceira, dor ou pus, que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes.
SIFILIS SECUNDÁRIA
Após um período de latência que pode durar de seis a oito semanas, a doença entrará novamente em atividade, ocorrendo manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
SIFILIS TERCIÁRIA
A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como o comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.
SIFILIS CONGÊNITA
É a transmissão da doença de mãe para filho. Pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Se o bebê tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias.
DIAGNÓSTICO
Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pelo reconhecimento da bactéria no exame de sangue ou nas amostras de material retiradas das lesões. Na fase avançada, é necessário pedir um exame de líquor para verificar se o sistema nervoso não foi afetado.
TRATAMENTO
O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.
PREVENÇÃO
O melhor método de prevenção é o uso de camisinha não só contra sífilis, mas contra vários outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis.
...