Sistema Muscular
Trabalho Universitário: Sistema Muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dudareus • 24/6/2014 • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 392 Visualizações
Esqueleto Apendicular membros inferiores
Ossos e suas protuberâncias: Os ossos se classificam em longos , curtos , planos , irregulares
Ossos esqueleto apendicular membro inferior
Cintura pélvica
-Ílio
-Ísquio
-Púbis
Ossos da Perna
-fêmur: É um osso longo
-Patela: é um osso plano do joelho
-Fíbula é um osso longo
-Tíbia é um osso longo
Ossos do pé
O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cubóide e os três cuneiformes); cincos ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas).
-tarso
-calcâneo
-Tálus
-Navicular
-Cuneiformes
-Cuboides
-Metatarso
-Falanges
Musculos:
Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do nosso corpo. Esses movimentos podem ser voluntários como estender braços , pernas ,ou involuntários , como batidas do coração. São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
Os músculos representam 40-50% do peso do nosso corpo.
Funções dos Músculos
a) Produção dos movimentos corporais
Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
b) Estabilização das Posições Corporais A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
c) Regulação do Volume dos Órgãos
A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo
As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
e) Produção de Calor
Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Tipos de Músculos
a) Músculos Estriados Esqueléticos
Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.
b) Músculos Lisos
Localizado nos vasos sangüíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.
c) Músculo Estriado Cardíaco:Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado,porém invonlutário.
Músculos glúteos: ligados a toda a musculatura das pernas. Por isso, quando eles estão fortalecidos, toda a estrutura dos membros inferiores fica mais firme. Diminui o risco de lesões como torções no joelho e os movimentos ficam mais bem coordenados com os músculos do quadril e das costas.
-glúteo máximo: situado na parte posterior do quadril, o bumbum. O glúteo máximo é muito importante na função de subir escadas, ou aclives, corridas, saltos e dança.
-Glúteo Médio: é um músculo curto e grosso, situado na parte lateral do quadril, constituindo um contorno arredondado e é responsável pela abdução do mesmo.
-Glúteo Mínimo: é um músculo da região glútea. Tem sua origem no osso Ílio, mais especificamente entre as linhas glúteas anterior e inferior, e insere-se na borda anterior do trocanter maior do Fêmur. é o menor dos músculos glúteos e também o mais profundo. É grosso e triangular, está situado na fossa ilíaca externa.
-Iliopsoas: O músculo iliopsoas compreende os músculos psoas maior, psoas menor e ilíaco.Sua função flexionar o quadril e estender o joelho.
Tensor da fáscia lata: é um músculo que atua basicamente na articulação do quadril. Em conjunto com a porção superficial do músculo glúteo máximo forma o denominado "deltóide glúteo" que atua na abdução do quadril e extensão e rotação externa do joelho. A Fáscia Lata e o Trato Íliotibial
A fáscia lata recobre toda a coxa e recebe esse nome pela sua ampla extensão. Proximalmente, na face anterior da coxa, ela é a continuação das fáscias abdominal externa e toracolombar, nessa região ela se insere no osso do quadril e no ligamento inguinal. Na região posterior da parte proximal ela se continua à aponeurose glútea. Distalmente continua-se com a fáscia da perna, tendo limites imprecisos. Medialmente reveste a musculatura adutora e essa é a sua porção mais delgada e não
...