TRABALHO SOCIO
Artigo: TRABALHO SOCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaefe • 12/12/2014 • 770 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
bens de consumo nem da facilidade de se transferir de um país a outro. A grande maioria da população mundial encontra-se limitada a sua experiência local, distante das novas tecnologías, do conforto propiciado pelas novas maravilhas eletrônicas e mesmo do acesso a bens e serviços básicos. . As mesmas cidades que ostentam arranha-céus e out-doois de marcas mundialmente famosas são circundadas, especialmen- te nos países subdesenvolvidos, por periferias e favelas nas quais reina a miséria, a violência e a exclusão social. Se para alguns a globalização é um fenômeno concreto, para outros ela apenas tangencia a sua realidade. Desse modo encontramos em todos os países uma parte da sociedade integrada ao mundo global e outra parte desprovida dos serviços básicos de educação, saúde, habitação, segurança, telefonia e saneamento básico. Pode-se dizer inclusive, que a globalização se expandiu de forma fantástica nas últimas duas décadas, mas não atingiu toda a superfície terrestre, criando por sua :~ez nO~lS forma~, de ~s.olamente. Seria o caso, por exemplo, da exclusão digItal, a cxtrcma discrepância social no acesso às informações. . . De um lado, temos os engenheiros, eCOnOI1lISraS, administradores, publicitários, advogados e analistas de .sistemas conccrados por meio dos computadores, prestando serviços altamente ~specializados e trabalhando para as indústrias modernas. Essas sao as elites da globalização, encontradas especialmente nos país~s desenvolvidos, mas também presentes nos países subdesenvolvl~os De outro, há os desempregados, os trabalhadores precanos, os empregados domésticos, os que realizam "bicos" ou atuam em empregos de ocasião, com baixos nív~is de r.enda, desconectados das novas tecnologias e sem a mstruçao exigida para ascender s~cialmente e ter acesso aos novos padrões de consumo. Esses sao os excluídos da globalização. Tais indivíduos estão concentr~dos nos países globalizados, ainda que não seja difícil encontrá-los também nos países globalizadores. . <, Em resumo, a globalização trouxe um aumento dos nu~os 11ternacionais de mercadorias, capitais e informações, os quais perpassam os vários países e afetam a dinâmica econômica ,das empresas, a realidade social dos indivíduos e as opçõe~ políticas de partidos e movimentos sociais U~a parte slgOlfl:anva das populações, culturas e economias esta, entretanto, a margem desse processo, alheia aos novos bens de consumo e tecno.loglas, mcapaz de acessar e processar as novas inforn:ações e ~mda Imune, em grande medida, aos novos valores SOCIaiSe morais. 19 ,. ,. .... . ',r, ',., :(.
8. " Antecedentes históricos da globalização SERÁ A GLOBALIZAÇÃO uma novidade? I I, i li I É a globalização um fenômeno inédito, que surge nas últimas décadas do século xx, trazendo consigo urna transformação fundamental no funcionamento das sociedades humanas? Ou tratase antes de um processo histórico de longa maturação, que deixa seus primeiros rastros no início da Idade Moderna, confundindose com a própria expansão do capitalismo? A resposta a essa questão não é simples. Isso porque existe uma controvérsia entre duas interpretações bastante difundidas da globalização. Alguns autores tendem a vê-Ia como um fenômeno revolucionário, uma ruptura com relação ao passado, enquanto outros a encaram como uma continuação da história de expansão dos mercados.
...