TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Trabalho de Final de Curso

Por:   •  20/11/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO 1 e 2

Ashellyn Batista de Campos Sacramento      Ra: 123991

Jacqueline Helena de Oliveira                        Ra: 223236

Karen Spano                                                   Ra: 217893

Paula Paixão de Souza                                  Ra: 230628


1. DEFINIÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE

É possível definir controle de qualidade como a área que tem como principal objetivo determinar a qualidade de um produto ou serviço prestado, afim de assegurar ao consumidor final a melhor experiência. Este sistema, sempre leva em consideração maneiras de evitar prejuízos financeiros e garantir a satisfação do cliente, utilizando padrões definidos previamente por agências e órgão regulamentadores, que estabelecem parâmetros para vigilância e inspeção dos estabelecimento.


2. APLICAÇÃO O CONTROLE DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE QUE REALIZAM O EXAME DE RADIOGRAFIA

Segundo a Resolução - RDC nº 330/2019 publicada pela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o serviço de saúde deve implementar Programa de Garantia da Qualidade contemplando, pelo menos, os requisitos abaixo:

- Gerenciamento de Tecnologias: O objetivo principal deste requisito é garantir que todos os produtos e equipamento utilizados estejam dentro do regime de vigilância sanitária. Para que isto ocorra, são feitas inspeção antes da abertura oficial do estabelecimento e durante todo o seu funcionamento.

-Gerenciamento dos Processos de Trabalho: Todos os procedimentos devem ser realizados por profissionais habilitados para executar a função e dentro da legislação trabalhista vigente, garantindo assim a segurança dos colaboradores e dos clientes, principalmente, quando se trata de um ambiente com potenciais riscos a saúde devido à exposição a radiação. Sendo assim, é de extrema importância que ações voltadas para prevenção e Biossegurança estejam presentes nos estabelecimentos, como por exemplo, a utilização de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC's (Equipamentos de Proteção Coletiva).


-Gerenciamento de Riscos: Ou seja, adoção de manutenções e melhorias constantes nos equipamentos utilizados, levando em consideração a redução  do número de futuros problemas gerados devido a qualidade do produto final (a imagem).

Sabemos que os exames radiológicos utilizam radiação eletromagnética ionizante, que causa danos às células humanas e ao meio ambiente de forma direta ou indireta. Sendo assim, outro importante órgão que regulamenta a questão radiológica no Brasil, é a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

De acordo com o controle regulatório da CNEN, existem vários requisitos para o controle de qualidade de exames radiológicos. Para que uma prática possa ser realizada, é de suma importância que todas as ações e etapas envolvidas sejam consideradas. Isto é, desde a escolha do local até o descomissionamento¹.

A monitoração do ambiente e aparelhos deve ser feita regularmente, para medição de grandezas e parâmetros, afim de avaliar e controlar os níveis de exposição a radiação. Fazendo necessária a Proteção radiológica ou Radioproteção, que são medidas extremamente importantes com o objetivo de proteger o  ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante.

                           
                 
Abaixo, o símbolo internacional da radiação ionizante:
                                        [pic 1][pic 2]
         
Símbolo utilizado internacionalmente para indicar a presença de radiação ionizante.

Para que seja feito o gerenciamento da proteção radiológica, devem-se classificar as áreas de trabalho com radiação ou material radioativo em áreas controladas, supervisionadas ou áreas livres, conforme apropriado.

Tendo em vista todos os efeitos nocivos causados pela radiação, o profissional deve ter um conhecimento técnico do aparelho, para que seja apresentado um diagnóstico preciso e apresente uma boa qualidade de imagem, com doses reduzidas, visto que cada imagem radiológica tem valores a serem selecionados no próprio painel de controle de cada equipamento. São eles:

-
KV (Quilovoltagem), influenciando no poder de penetração do feixe do raio.
-mA (Miliamperagem), controlando a quantidade de raios produzidos pelo aparelho.
-mS (Milissegundos), controlando a duração da exposição. (BUSHONG, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com