Vitamina B8 (biotina, vit H)
Seminário: Vitamina B8 (biotina, vit H). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelacarolinaa • 1/12/2014 • Seminário • 302 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
Vitamina B8 (Biotina, vit H)
1) Principais Fontes:
frutas, frutos secos, gema de ovo, amendoim, fígado
Alimentos Variação (ug/100g)
Amendoim 101,2
Avelã 75
Levedo de cerveja 200
Fígado de galinha 170 - 210
Fígado bovino 96
Gema, crua 51,5 - 58
Nozes 37 - 39
Amendoim 34
Chocolate 32
Aves Domésticas 10 – 11,3
Peixes e Mariscos 3 - 24
Hortaliças 0,2 – 4,1
Frutas 0,2 - 2
Fígado cozido 31 - 41
Ovo cozido 13 - 25
Farelo de trigo 44,4
Noz 18,3
B) Necessidade:
A biotina é importante porque ajuda a utilizar, de maneira adequada, as gorduras e os aminoácidos da comida. Em outras palavras, ela contribui de maneira fundamental para converter os alimentos da dieta na energia que você precisa. Além disso, ela promove a boa saúde dos cabelos e dos ossos.
C) Deficiência:
Deficiência isolada de biotina é uma ocorrência extremamente rara. Em grande parte pela grande oferta em alimentos, pela produção da flora intestinal e porque o corpo humano precisa de muito pouca quantidade dela para funcionar bem.
Uma das condições descritas por ocasião de sua descoberta é a chamada "doença da clara do ovo" — associada ao consumo prolongado (por mêses, ou até mesmo anos a anos) da clara de ovo cru. Nela, encontra-se uma proteína chamada avidina que se liga à biotina e previne sua absorção. Ao cozinharmos o ovo, porém, a avidina é inativada, e não interfere no aproveitamento de biotina.
Entre os sintomas descritos para a deficiência crônica de biotina estão alterações do estado mental, falta de apetite, dores musculares, conjuntivite, retardo de crescimento, erupções cutâneas e alopécia (perda de pelos e cabelos) alterações na pele e língua, inapetência, insônia, náuseas, anemia, depressão, dermatite seca, palidez, perda de acuidade visual e auditiva, entre outros. No entanto, os sintomas iniciais da deficiência concentram-se nas alterações epiteliais, que são rapidamente revertidas com a suplementação desta vitamina.
(D) Toxidade:
Não foram estabelecidos os níveis máximos toleráveis de ingestão (UL) de biotina. Isso não quer dizer, é claro, que, em altas doses, ela não possa fazer mal à saúde.
...