Vitaminas
Monografias: Vitaminas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isis14 • 12/11/2014 • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 857 Visualizações
Vitaminas
Salvador 2014.
Bahia
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Docente: Jussara Santos
Discente: Adelailce; Adneia Nascimento; Ísis Araújo; Lusinalva Silva; Taís Gomes.
Turma: Farm. 3AM
Vitaminas
Trabalho Solicitado pela docente da disciplina de bioquímica metabólica, do curso de farmácia 3º AM, sobre o tema vitaminas.
04 de setembro de 2014
Salvador.
Sumário:
Introdução_______________________ pag.1
Vitamina C _______________________ pag.2
Figura / Mapa Conceitual ______________pag.3
Vitamina B12_________________ pag.4
Figura/ Mapa Conceitual________________________ pag.5
Conclusão_________________________ pag.6
Referências_____________________________pag.7
Introdução
O que são vitaminas
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.
Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc.). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Abaixo veremos duais vitaminas hidrossolúveis, o que sua falta pode provar em que alimentos podem ser encontrados, ação metabólica, fármaco e sua alta dosagem podem provar em nosso organismo.
VITAMINA C
Característica principal:
A vitamina C, nome genérico dado ao acido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel sintetizadas por plantas, animas exceto o homem e frutos. É considerada a mais estável das vitaminas em alimentos.
Funções:
Também chamada de ácido ascórbico, classificada no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência aos ossos e dentes.
Fontes:
Acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve, tomate, repolho e outros.
Ação metabólica:
A vitamina C tem o papel muito bem documentado com coenzima nas reações de hidroxilação e prolina como seu substrato que forma hidroxiprolina que é utilizada em quase sua totalidade em proteínas estruturais, como o colágeno, tecidos conectivos dos animais e também nas paredes celulares de vegetais.
Carência:
Sem a vitamina C o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.
Fármaco:
Cenevit, Cewin, Targifor C, dentre outro.
Superdosagem:
A vitamina C possui pouca toxidade. O excesso de vitamina C pode causar indigestão, particularmente quando ingerida de estômago vazio. Quando tomada em altas doses, a vitamina C causou diarreia em adultos saudáveis. Sinais de intoxicação por excesso de vitamina C podem incluir náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, rubor na face, fadiga e perturbação no sono. Como a vitamina C melhora a absorção de ferro, o envenenamento por esse mineral é possível em pessoas com desordens raras de acúmulo de ferro, como hemocromatose.
...