A Atuação de Equipe Multiprofissional
Por: Lana Wanzeller • 12/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.003 Palavras (13 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 4
GREICE CECILIA SELHORST / RA: 8569694513
NUTRIÇÃO
LANA SIMONE WANZELLER DE MELO/ RA: 8573709824
NUTRIÇÃO
PTG – Ciências e Saúde-Atuação da Equipe Multiprofissional
Nutrição – 2ª Semestre
CAMPINAS
2018
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 4
GREICE CECILIA SELHORST / RA: 8569694513
NUTRIÇÃO
LANA SIMONE WANZELLER DE MELO/ RA: 8573709824
NUTRIÇÃO
PTG – Ciências e Saúde- Atuação da Equipe Multiprofissional
Nutrição – 2ª Semestre
Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso de Bacharelado em Nutrição com o objetivo de conhecer o papel das equipes multidisciplinares do programa Saúde na Família na prevenção e promoção à saúde
CAMPINAS
2018[pic 3]
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
2.1.DESAFIO 1 2
2.2.DESAFIO 2 5
2.3.DESAFIO 3 7
2.4 DESAFIO 4 9
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO[pic 4]
O presente trabalho tem como foco o estudo do caso de uma paciente usuária do Sistema Único de Saúde que após ter sido internada com suspeita de leptospirose, foi descoberta através de exames que se tratava de rabdomiólise. Após a alta hospitalar continuou seu tratamento na unidade básica de saúde que a encaminhou ao programa de atenção à Saúde na Família
A visita da equipe do programa ao visitá-la evidenciou outra realidade sócia econômica: a falta de saneamento básico e acúmulo de lixo associada às constantes altas pluviométricas provocando enxurradas na área onde reside a paciente.
A leptospirose, zoonose de grande relevância em áreas com pouca infraestrutura de moradia acarreta a cada ano, alto custo nas internações hospitalares e sucessivas ausências no ambiente de trabalho.
Com base nesta realidade de vida da paciente, iremos dissecar os desafios propostos, explicando sobre os programas existentes do Sistema Único de Saúde - SUS, bem como as políticas públicas voltada para prevenção e promoção à saúde da mulher, passando pelo relato de uma visita de campo a uma unidade básica de saúde e esforços empreendidos para atender a população em visita domiciliar no Programa de Estratégia da Saúde na Família.
Para que estes programas tenham resultado necessitam da capacitação dos serviços locais de saúde e seus profissionais que são responsáveis pelo atendimento dos casos diagnosticarem corretamente as doenças e agravos. Para isso, os profissionais deverão estar tecnicamente capacitados e dispor de recursos complementares para a confirmação da suspeita clínica. Diagnóstico e tratamento, feitos correta e oportunamente, asseguram a confiança da população em relação aos serviços, contribuindo para a eficiência do sistema de Saúde.
Como futuros profissionais da área da saúde, o conhecimento do funcionamento do corpo humano, sinais e sintomas de alteração no seu funcionamento, exames necessários para a confirmação diagnostica devem ser sempre atualizados. O trabalho multiprofissional e interdisciplinar para melhora do prognóstico e tratamento dos pacientes é essencial.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESAFIO 1
2.1.1 Você como futuro profissional da área da saúde deve conhecer a importância da interpretação de exames laboratoriais e como eles podem contribuir para a definição de uma hipótese diagnóstica. Considerado isto e sabendo que um dos marcadores para doenças musculares são os níveis de creatinoquinase (CK) no sangue e, com base nos estudos sobre organelas, relacione sua atividade (função) e respectiva localização celular.
A Creatinoquinase (CK) é uma enzima fundamental para o funcionamento do corpo humano, por estar diretamente envolvida no fornecimento de energia ao músculo essa enzima se torna bastante importante e por esse motivo é necessário ter um entendimento maior sobre sua estrutura, função, assim como sua distribuição no organismo.
A creatinoquinase é uma enzima músculo esquelética especifica de grande importância para avaliação da função muscular. Também conhecida como fosfoquinase (CPK), consiste de um dímero composto de duas subunidades (B e M) que são separadas em três formas moleculares diferentes (isoenzimas): CK-BB ou CK-1encontrada principalmente no cérebro; CK-MB ou CK-2, forma hibrida, principalmente no miocárdio e CK-MM ou CK-3 principalmente no músculo esquelético. Deste modo, qualquer lesão nas células destes órgãos provocara um aumento dos níveis séricos de CK.
A CK funciona como um catalisador, isto é, ela acelera uma reação bioquímica. A sua principal função nas células é a de adicionar um grupo de fosfato à Creatina tornando-a numa molécula de fosfocreatina (PCR) . A fosfocreatina é utilizada pelo organismo para fornecer energia (ATP) às células. Mas, a sua ação não fica por aqui. Durante o processo de degeneração muscular, as células musculares quebram e libertam o seu conteúdo para a corrente sanguínea, incluindo a CK.
Quando o corpo está sobre grande stress físico, pode ocorrer uma rápida diminuição na concentração de ATP nos músculos. A fosfocreatina armazenada no músculo previne essa diminuição fornecendo um fosfato rico em energia, que pode ser utilizado para regenerar o ATP a partir do ADP ocorrendo a reação reversa onde forma-se creatina e libera-se o ATP. Dessa forma ocorre um grande aumento de energia nos tecidos musculares, tornando possível a realização de um grande esforço físico.
...