A Elaboração De Sorvete De Kefir Com Croatá (Bromelia Antiacantha Bertol) E Mel
Por: aurymarkes • 27/4/2023 • Monografia • 6.815 Palavras (28 Páginas) • 74 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
AURICÉLIA DO NASCIMENTO MARQUES
LARYSSA MARIA VIANA DE OLIVEIRA
ELABORAÇÃO DE SORVETE DE KEFIR COM CROATÁ (BROMELIA ANTIACANTHA BERTOL) E MEL
TERESINA
2020
AURICÉLIA DO NASCIMENTO MARQUES[pic 1]
LARYSSA MARIA VIANA DE OLIVEIRA
ELABORAÇÃO DE SORVETE DE KEFIR COM CROATÁ (BROMELIA ANTIACANTHA BERTOL-BROMELIACEAE) E MEL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau, Teresina, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
Orientadora: Ma. Marilene Magalhães de Brito.
TERESINA
2020
AURICÉLIA DO NASCIMENTO MARQUES[pic 2]
LARYSSA MARIA VIANA DE OLIVEIRA
ELABORAÇÃO DE SORVETE DE KEFIR COM CROATÁ (BROMELIA ANTIACANTHA BERTOL) E MEL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau, Teresina, como requisito para aprovação na disciplina de TCC II.
Aprovada em: __/___/_____.
Banca Examinadora:
Presidente: Ma. Marilene Magalhães de Brito (UNINASSAU).
1º Examinador: Ma. Janekeyla Gomes de Sousa (IFRN)
2º Examinador (interno): Dra Amanda de Castro A. S. Brandão ((UNINASSAU)
TERESINA
2020
Queremos dedicar este trabalho à nossa querida orientadora, Marilene Magalhaes de Brito, pois sua dedicação e paciência serviram como pilares de sustentação para a conclusão deste trabalho. Gratas por tudo!
AGRADECIMENTOS
Nossa gratidão a Deus, por estar sempre ao nosso lado e ser nosso guia em mais essa etapa da nossa vida.
À nossa orientadora maravilhosa, Marilene Magalhães de Brito, pelo apoio, atenção e incentivo, desde o início.
Aos nossos familiares, companheiros e amigos por sempre nos incentivarem e estarem conosco no decorrer desses quatro anos.
Aos professores que passaram por nossa vida acadêmica, grandes incentivadores e mestres memoráveis, em especial, à nossa primeira coordenadora, Maria das Graças Silveira. Ela fez com que nos apaixonássemos pela nutrição, e mostrou-nos os inúmeros caminhos que ela pode nos levar. À professora Isabela Barbosa, por nos apresentar o kefir e os diversos benefícios tragos por ele à saúde. Além disso, graças a ela foi possível o desenvolvimento do produto, por ter doado os grãos de kefir utilizados para a fabricação do sorvete.
Aos nossos colegas de sala de aula, nossos incentivadores, especialmente Ana Paula Alcantara, que nos ajudou a desenvolver a receita desse trabalho, e auxiliou-nos na produção do nosso sorvete.
Todas as palavras do mundo são incapazes de expressar o tamanho da gratidão que estamos sentindo nesse momento. Foram dias de luta, porém, muito felizes e cheios de amor. Enfim, agradecemos a todas as pessoas que se dispuseram a nos ajudar e contribuíram para a realização deste trabalho, e torceram pela nossa vitória!
ELABORAÇÃO DE SORVETE DE KEFIR COM CROATÁ (BROMELIA ANTIACANTHA BERTOL) E MEL[pic 3]
Auricélia do Nascimento Marques, Laryssa Maria Viana de Oliveira¹, Marilene Magalhães de Brito2.
¹Graduandas em Nutrição pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINASSAU- Teresina-PI.
²Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU- Teresina-PI.
RESUMO[pic 4]
O Cerrado é reconhecido por sua ampla biodiversidade. Os frutos dessa região possuem propriedades nutricionais, atraentes e prontas para serem pesquisadas e comercializadas. Dentre eles, encontra-se o Croatá, ótima fonte de lipídios, ácido ascórbico e carotenoides, com baixo teor de carboidratos. A elaboração de novos produtos tem sido crescente nos últimos tempos, principalmente quando interligada à conscientização para o consumo saudável e natural de alimentos. Desse modo, ressalta-se a fabricação desses produtos com formulações e substituições diferentes. Nesse contexto, destaca-se sorvete, alimento atrativo e excelente fonte de energia, o que o torna um alimento possível de alterações e acréscimos de novos ingredientes. Já o Kefir, popularmente conhecido como um leite fermentado, acidificado, é produzido artesanalmente por meio de grãos com uma quantidade considerável de microrganismos identificados como probióticos. Esse possui efeito benéfico à saúde humana, pois age estimulando o sistema imune, na regularização de intervenções antimicrobianas contra patógenos, além de contribuir na estabilização da microbiota intestinal. Por conseguinte, o objetivo desse projeto foi desenvolver um sorvete de kefir com croatá e mel. O presente trabalho é do tipo experimental. A amostra elaborada foi submetida à análise de composição físico-química (PH, umidade, cinzas, sólidos solúveis, lipídios, proteínas, carboidratos e vitamina C). Posteriormente, foi calculado o valor energético total da formulação. Os resultados encontrados para PH, umidade, cinzas e sólidos solúveis foram respectivamente 3,65, 62,6%, 0,68% e 36,0. O teor de lipídios obtido foi de 10,6%, proteínas obtido foi de 4,57%,de 21,55% para carboidratos e 8,1mg de vitamina C. Concluiu-se ser o sorvete de kefir com croatá e mel uma excelente fonte de energia, com ótimos valores de lipídios, proteínas e carboidratos, além de apresentar vitamina C em sua composição, o que é incomum encontrar em sorvetes tradicionais. Os parâmetros avaliados apresentaram resultados satisfatórios quando comparados com outros produtos semelhantes.
...