A Vigilância Ambiental
Por: MarciaJJ • 18/3/2017 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PEREIRA, B. de S.; LACERDA, G. C.; MARQUES, M. da S. A Promoção da Saúde Ambiental no Contexto do Programa de Saúde da Família. C&D - Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.03, n. 1, p. 02-11, jan./dez. 2010.
Este artigo tem como autores a enfermeira Bianca Souza Pereira graduada pela FTC1 - Vitória da Conquista, especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF2; Mayra da Silva Marques, enfermeira pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Obstetrícia, Saúde Pública e Urgência e Emergência pela Faculdade de Guanambi; e Gabriel Costa Lacerda pós-graduado pela FTC.
A abordagem redigida no texto traz uma reflexão sobre o papel do PSF na promoção da Saúde Ambiental, visto que esta estratégia foi preconizada para suprir a demanda de Saúde na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo proteção e recuperação da Saúde de um contingente inserido em um determinado contexto socioambiental.
Assim, caracteriza o homem quanto o ser holístico que é, e que não pode ser desconsiderado o meio ao qual pertence, seja este favorável ou não as suas demandas em saúde, por outro lado, o artigo evidencia o quanto a situação ambiental vem sendo degradada de forma progressiva, e regressiva quando traz à tona problemas da época do sanitarismo, pode-se citar a epidemia de doenças infectocontagiosas que assolam novamente, o estresse da vida moderna, o crescimento da violência entre outras circunstâncias ambientais.
Reflete também, que é imprescindível o conhecimento científico para sensibilizar e conscientizar a comunidade, fomentando assim, um pensamento crítico e participativo enquanto cidadão que influencia sobre o meio e sua qualidade de vida, saúde e bem estar. Para isto, precisa-se que a Saúde seja ofertada em consonância aos princípios do SUS, de forma integral, humanizada, universal, descentralizada e participativa. Neste contexto, envolve distintos fatores, desde a Vigilância Ambiental em Saúde, seja no setor da Vigilância Epidemiológica ou Vigilância Sanitária, há importância para qualidade de vida do indivíduo, atrelar a Atenção Primária Ambiental (APA) à Atenção Primária à Saúde.
Concluindo uma visão crítica das proposições explanadas ao longo do escrito analisado, é irrevogável a atuação do PSF nas questões relacionadas ao meio ambiente, já que o homem é o reflexo do seu meio e influenciado pelos determinantes sociais, porém, é necessário um exercício mais eficaz para trazer melhorias sociais, ora com o cuidado com o lixo, com a água ou com as ISTs3, utilizando das ações educacionais em Saúde para disseminar o saber técnico dando subsídio e outorgando, desta forma, responsabilidade e compromisso social a cada sujeito que compõe determinado território.
[pic 3]
...