As Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição
Por: Desirée Guimarães • 7/12/2022 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
Módulo A - 68844 . 7 - Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição - D1.20221.AAV1 - Atividade Contextualizada
Aluna: Desirée Silveira Guimarães
A alimentação saudável é um direito de todos, e deve ser assegurada através de políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Sáude (SUS), visando a promoção e implementação da promoção da alimentação adequada. No decorrer dos anos, o Brasil passou por diversas mudanças socias, econômicas e culturais, juntamente com a crescente transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Todas essas mudanças influenciaram no padrão de vida da população, e consequentemente no seus hábitos e padrão alimentar. ( BRASIL, 2014)
Atualmente população brasileira passou a ter uma expectativa de vida maior, as doenças crônica são as que acometem mais as pessoas e houve um grande aumento da obesidade e excesso de peso. A obesidade e o excesso de peso acontece devido ao fato das pessoas estarem mais sedentárias e passarem a consumir mais alimentos industrializados, ricos em gorduras, e diminuírem o consumo de alimentos in natura, de frutas, verduras. Todos esses fatores não só influenciam na nutrição da população, mas também na sua saúde, onde houve o aumento das doenças cardiovasculares, hipertensão, dislipidemia, dentre outras, assim como deficiências nutricionais. Diante de todos esses problemas de saúde pública e dos impactos causados nas condições de saúde e nutrição, fica evidente a necessidade de promover e apoiar ações que incentivem a alimentação saudável e que protejam a saúde dos indivíduos. ( BRASIL, 2014)
Como o objetivo de prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares no SUS, foi criada algumas estratégias, dentre elas pode-se citar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PANAN), aprovada em 1999, que visa a organização, qualificação e aperfeiçoamento das ações. Por meio da implementação da PNAN ocorrerá o incentivo a práticas alimentares saudáveis e adequadas; além da vigilância alimentar e nutricional; desta forma, promoverá a prevenção e o cuidado integral dos agravos quem estão ligados à alimentação e nutrição.
A aprovação do Guia Alimentar para a População Brasileira em 2006, foi outra estratégia criada, que serve de apoio para as ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde. ( BRASIL, 2014)
Para uma maior eficácia dessas estratégias no SUS, deverá ter a participação, incentivo e comprometimento de todas as partes envolvidas, seja a nível federal, municipal, estadual, seja dos profissionais da saúde e dos próprios usuários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. PROTEJA : Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil : orientações técnicas [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2021.
Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. 4ª. ed. São Paulo: SBP, 2018
...