Compreendendo a Etiopatogenia da Obesidade
Por: anacarlajbs • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
1º PROBLEMA: OBESIDADE, PROGRAMAÇÃO METABÓLICA E CONTROLE HORMONAL
Compreendendo a etiopatogenia da obesidade
Juliana, estudante do 4º Semestre do curso de Nutrição, assistindo uma reportagem na TV, ouviu falar sobre as causas da obesidade.Viu que a obesidade infantil pode favorecer o aparecimento futuro de doenças como diabetes e hipertensão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da obesidade ou do sobrepeso. A OMS calcula que, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de adultos estão acima do peso. Destes, 300 milhões (o equivalente à população dos Estados Unidos) são obesos.Viu ainda que algumas pesquisas alertam para o sedentarismo e o tempo gasto na televisão. Ficou pensativa, e lembrou-se de seu sobrinho, Pedro, de 7 anos que vem ficando cada vez mais “gordinho”, gosta muito de jogar no computador e celular, e pouco se movimenta.
Chegando à faculdade, Juliana soube que aconteceria uma atividade aberta à comunidade, com diferentes temas relacionados à Obesidade na Infância. Querendo conhecer um pouco mais sobre o assunto, ela assistiu a palestra “Programação Metabólica” e visitou o stand “Hormônios na obesidade”, onde percebeu que há alterações no controle hormonal o que despertou seu interesse em entender os mecanismos e particularidades dessa doença.
Chegando em casa, Juliana encontrou seu sobrinho, Pedro,e observou-ocom cuidado, verificando que ele estava jogando no celular, em frente à televisão enquanto jantava um prato de macarrão instantâneo com calabresa. Observou também que os pais estavam envolvidos em seu trabalho, e sua mãe (avó de Pedro) se entretinha num bordado, de forma que nenhum deles se ocupava da criança. Perguntou à sua irmã, mãe de Pedro, se o menino vinha fazendo alguma atividade física e a mesma respondeu que ele não gostava de atividades ao ar livre, nem de se movimentar alegando dores nos joelhos e cansaço frequente. Ela não se sentia motivada a pagar mais nenhuma atividade, uma vez que a natação, judô e futebol, a criança tinha rejeitado.
Preocupada, Juliana resolveu acompanhar seu sobrinho na consulta ao pediatra para uma avaliação completa. O pediatra constatou que Pedro apresentava-se obeso, segundo as novas curvas da OMS,e apresentava sinais de acantosis nigricans, genovarum eesteatose hepática.O pediatra alertou para o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes mellitus na adolescência e encaminhou-o para um nutricionista.Juliana se perguntou: O que está acontecendo com meu sobrinho? Como posso ajuda-lo?
Responda as perguntas abaixo:
- Identifique os fatores de riscos que levam as crianças a desenvolverem obesidade. Identifique quais deles Pedro foi/está exposto.
- Conceitue Programação Metabólica e como ela contribui na gênese da obesidade.
- Defina, diga onde são produzidos e explique a ação no organismo humano dos hormônios abaixo:
. Leptina
. Neuropeptídeo Y
. Grelina
. Colecistoquinina
. Adiponectina
...