Densidade
Por: pedro_rique01 • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 321 Visualizações
SUMÁRIO
- CAPA 1
- SUMÁRIO2
- RESUMO3
- INTRODUÇÃO/OBJETIVO4
- MATERIAIS E METODOS5
- RESULTADOS E DISCUSSÕES7
- CONCLUSÃO9
- REFERENCIAS10
3.RESUMO
O presente relatório buscou identificar as massas, volumes e densidades de diferentes compostos: água destilada, água do rio de ondas, água da torneira e de dois tipos de ovos, cozido e cru, e posteriormente efetuar uma analise critica e reflexiva sobre as diferenças entre os mesmos.
4.INTRODUÇÃO/OBJETIVO
A densidade é a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Isso significa que a densidade é uma propriedade especifica de cada material e pode ser calculada para líquidos, sólidos e gases. A densidade é uma propriedade física de extrema importância na caracterização, identificação e utilização de substâncias ou materiais O objetivo desse estudo é identificar as massas, volumes e densidades de diferentes compostos, e analisar suas nuances a fim de se obter indagações que tragam contribuição para a formação em nutrição.
5.MATERIAIS E METODOS
MATERIAIS
- Balança Analítica.
- Provetas de 25 mL e 500 mL.
- Béquer de 10 mL.
- Pipeta Graduada 10 mL.
- Pipeta Volumétrica 10 mL.
REAGENTES
- Água do Rio de Ondas
- Água da torneira
- Água destilada
- Ovo de galinha cru
- Ovo de galinha cozido
METODOS
Para determinar a densidade da água e do ovo foram usados diferentes tipos de procedimentos e materiais.
Para determinar a densidade da água, o procedimento consistiu em recolher a água com uma pipeta volumétrica de 10mL e adicionar cuidadosamente em uma proveta de 25mL para se obter o volume que foi escolhido para o estudo (10mL). Após definido o volume de água a qual seria levado para se obter o valor da massa, foi inserido um becker na balança analítica para ser tarado, e posteriormente os 10mL de água foi inserido no mesmo, obtendo assim o valor da massa.
Primeiramente foi definido a massa de 10mL de água do rio de ondas, depois foi definido a massa de 10mL de água destilada e por ultimo foi definido a massa de 10mL de água da torneira.
Para determinar a massa e volume dos ovos, o procedimento consistiu inicialmente em pesar cada um dos dois tipos de ovos na balança analítica e determinar o valor de suas massas, posteriormente, um de cada vez foi inserido em uma proveta de 500mL contendo 150mL de água destilada, de acordo com a diferença entre o volume final da água e o volume inicial foi possível chegar ao volume de cada ovo.
6.RESULTADOS E DISCUSSÕES
A partir dos procedimentos anteriores foi definido as massas e os volumes para ser realizado o calculo de densidade, no qual, a densidade é determinada pela relação massa volume: .[pic 1]
- Água do Rio de Ondas: v=10mL= 10cm³ m= 9,23g
[pic 2]
- Água Destilada: v=10mL= 10cm³ m= 9,48g
[pic 3]
- Água da Torneira: v=10mL= 10cm³ m= 9,55g
[pic 4]
Com base nas diferentes densidades é possível afirmar que a origem da água influencia em suas características. A água da torneira se mostrou como a mais densa de todos os três tipos analisados, segundo Anne Vigna (2014) estão presentes na água da torneira substâncias químicas como antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianeto, mercúrio, nitratos, triclorobenzeno, diclorometano; agrotóxicos como atrazina, DDT, trifluralina, endrin e simazina; e desinfetantes como cloro, alumínio ou amônia. Todos esses compostos químicos vão dar a água da torneira uma densidade maior em relação aos outros tipos.
Utilizando-se dos resultados de massa e volume dos ovos foi possível chegar ao valor de suas densidades:
- Ovo Cru: v= 50cm³ m= 54,34g
[pic 5]
- Ovo Cozido: v= 55cm³ m= 62,02g
[pic 6]
Os resultados nos mostram que o ovo cozido é mais denso do que o ovo cru, isso se deve a um processo chamado desnaturação. Na desnaturação a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica, e é isso que ocorre na albumina da clara do ovo quando é cozido, esse processo faz a proteína se expandir, ganhando assim um aumento de densidade.
...