Diretrizes alimentares para a população brasileira
Tese: Diretrizes alimentares para a população brasileira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayboico • 8/10/2014 • Tese • 266 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Este documento federal é um instrumento que define as diretrizes alimentares para a população brasileira, orientando a população a fazer escolhas mais saudáveis de alimentos. Neste guia, são apresentadas 7 diretrizes para uma alimentação saudável e mais 2 diretrizes especiais. Vamos aprender quais são:
Diretriz 1 – Alimentos saudáveis e refeições: estimular o convívio familiar nas refeições, evitar pular refeições e, na hora de montar um prato, sempre pensar em todos os grupos da pirâmide alimentar, deixando seu prato o mais variado possível.
Diretriz 2 – Cereais, tubérculos e raízes: estimular o consumo de cereais integrais, como arroz integral, trigo integral, entre outros, e carboidratos complexos, como batata, mandioca, pães.
Diretriz 3 – Frutas, verduras e legumes: incentivar o consumo diário de pelo menos 400 g destes produtos por dia. Eles diminuem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e ajudam a manter o peso adequado. Devemos incentivar, ainda, o consumo de produtos regionais e da época, pois são mais baratos e de melhor qualidade.
Diretriz 4 – Feijões e outros alimentos ricos em proteína: devemos estimular o consumo da combinação arroz e feijão, pois é nutricionalmente equilibrada na proporção de 1 parte de feijão para duas de arroz.
Diretriz 5 – Leite e derivados, carnes e ovos: devem ser consumidos diariamente, mas com moderação. Devemos incentivar o aumento do consumo de peixes, que são boa fonte de proteínas e têm gorduras benéficas ao corpo, e consumo de leite, que é uma boa fonte de minerais como cálcio.
Diretriz 6 – Gorduras, açúcares e sal: devemos reduzir o consumo desses produtos para diminuirmos o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
...