Doença Arterial Coronariana
Por: Matheus Vaccari • 16/4/2021 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO AUGUSTO MOTTA
[pic 1]
Fisiopatologia
Andressa Alves Xavier - 15105026
Matheus França Vaccari de Lima - 17201462
A Doença Arterial Coronariana (DAC) É uma alteração que acontece no fluxo sanguíneo tornando-o insuficiente para a rede de vasos sanguíneos que circulam o coração, fazendo com que esses vasos não sejam efetivos na sua função que é nutrir o miocárdio.
Vale ressaltar que a doença arterial coronariana não tem a ver com a musculatura cardíaca e sim com a rede de vasos que nutrem o miocárdio, já a insuficiência cardíaca é quando o coração (musculatura) se torna insuficiente causando algum tipo de congestão, ou seja, um paciente pode ter o coração funcionando normalmente, mas ter problemas na irrigação dos tecidos.
Quando o sistema coronário não está funcionando de forma regular, ou seja, quando há alterações, sempre terá uma consequência na circulação sanguínea, vamos citar aqui a questão da formação da placa aterosclerótica que se dá quando o endotélio sofre lesões e rupturas, causando até mesmo inflamação por conta do aumento da pressão sanguínea, sendo assim a parede das artérias começam a criar as placas ateroscleróticas, fazendo com que as artérias fiquem obstruídas. Essas placas são compostas por: Colesterol, ácidos graxos, TG, lipoproteínas, cálcio, glicídios complexos, sangue, tecido cicatricial, fibrose, plaquetas, células endoteliais, fibroblastos. Ou seja, a composição das placas não é apenas de gordura, é bem mais complexo.
Podemos ver que a hipertensão arterial sistêmica está relacionada na formação da placa aterosclerótica, pois a hipertensão é uma das principais causadoras de dano ao endotélio, levando a um surgimento considerável de placas ateroscleróticas como citado no parágrafo acima.
Os sintomas dessa doença variam de pessoa para pessoa, porém os mais comuns são: desconforto ou dor no peito, falta de ar, fadiga extrema durante o esforço, inchaço dos pés, dor no ombro ou braço.
Entre os fatores de risco se tem: Colesterol LDL (ruim) alto e colesterol HDL (bom) baixo, Sobrepeso ou obesidade, macronutrientes, tabagismo, pressão arterial elevada.
Logo podemos ver que por conta da Aterosclerose causar a obstrução das artérias, pode-se levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio que são possíveis consequências desta doença.
...