SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA PACIENTE COM DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA E INSUFICIÊNCIA CARDIACA CONGESTIVA
Por: Paloma Duarte • 31/7/2017 • Trabalho acadêmico • 9.004 Palavras (37 Páginas) • 870 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DS II
CURSO DE ENFERMAGEM
Eliane Sena
Lucas Queiroz
Paloma Duarte
Priscila Gonçalves
Rebeca Soares
Sâmea Ramos
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA PACIENTE COM DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA E INSUFICIÊNCIA CARDIACA CONGESTIVA
Jequié-BA
Maio de 2017
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DS II
CURSO DE ENFERMAGEM
Eliane Sena
Lucas Queiroz
Paloma Duarte
Priscila Gonçalves
Rebeca Soares
Sâmea Ramos
Estudo de caso clinico apresentado pelos discentes do curso de Enfermagem da UESB, como método avaliativo parcial para a disciplina de Fundamentos do Processo do Cuidar em Enfermagem I, a partir das práticas desenvolvidas no Hospital Geral Prado Valadares, no dia 09 de Setembro de 2015, sob orientação da professora da disciplina Joana Dias.
Jequié-BA
Maio de 2017
RESUMO
Este trabalho consiste na elaboração de um estudo clinico elaborado pelos discentes do 3º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem I (FPCE I), após a realização da prática de campo, a qual ocorreu na clinica médica Feminina do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, situado na cidade de Jequié – Ba, no dia 12 de maio de 2017, tendo como sujeito da pesquisa a paciente M.B.S.S., 70 anos, que apresentava um diagnóstico médico de Cardiopatia cursando com dispneia intensa . A realização deste trabalho se deu através da coleta de dados do prontuário da cliente, anamnese sobre sua história de vida, do seu estado de saúde atual e do exame físico realizado para abordagem da patologia em questão. A partir desses dados, foram estabelecidos diagnósticos de enfermagem, bem como plano de cuidados de enfermagem e prognóstico a fim de atender satisfatoriamente as necessidades da cliente.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM 7
2.1 ANAMNESE 7
2.2 EXAME FISICO CEFALO PODÁLICO 8
2.3 RESULTADO DE EXAMES COMPLEMENTARES.....................................................................9
3. DIAGNÓSTICO CLÍNICO 10
3.1 DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA 10
3.1.2 INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA 11
3.1.3 PRESCRIÇÕES MÉDICAS...................................................................................................14
4. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 28
5. PLANEJAMENTO 29
6. AVALIAÇÃO 30
6.1 EVOLUÇÃO 30
6.2 PROGNÓSTICO 35
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
8. REFERÊNCIAS 36
1. INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho é resultado de um estudo de caso clínico da paciente M.B.S.S., 70 anos, que se encontrava internada na clínica médica feminina no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) no dia 12-05-2017, no município de Jequié- BA. O estudo foi realizado por meio de aulas práticas através da disciplina Fundamentos do Processo do Cuidar em Enfermagem I do terceiro semestre de enfermagem e obstetrícia da UESB, passando pelas seguintes etapas: investigação, referencial teórico do processo patológico e das medicações utilizadas pelo pacientes, a elaboração do diagnóstico de enfermagem e os possíveis resultados, intervenções e aprazamento, buscando um cuidado sistematizado para o cliente. A atividade foi orientada pelo professora Joana Dias, com a finalidade de ampliar o ensino-aprendizagem acerca dos assuntos tratados bem como, a concretização dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no decorrer da disciplina.
O estudo iniciou no dia 12-05-2017, no qual o paciente escolhido permitiu desenvolver o estudo de um processo de enfermagem frente a uma paciente acometida por Cardiopatia. Fizemos a anamnese e exame físico geral com ênfase na condição patológica da cliente estabelecida pelo diagnóstico médico, onde foram estabelecidas inferências acerca do diagnóstico de enfermagem e desta forma foi construído um plano de assistência e avaliação de enfermagem.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que através de um método e estratégia de trabalho científico realiza a identificação das situações de saúde, subsidiando a prescrição e implementação das ações de Assistência de Enfermagem, que possam contribuir para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade. A SAE requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como individuo, utilizando para isto seus conhecimentos e habilidades, além de orientação e treinamento de equipe de enfermagem para a implementação das ações sistematizadas (TANNURE et al, 2011).O artigo 2º da Resolução COFEN nº 358/209 estabelece as etapas do processo de enfermagem e organiza-se em cinco etapas Inter relacionadas, interdependentes e recorrentes (EnfConcursos, 2015).
A Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico) – discute a respeito da investigação para identificar problemas e necessidades do paciente e assim, determinar seu estado de saúde. Descreve cinco passos que auxiliam e ordena o profissional enfermeiro: a coleta de dados, validação dos dados, agrupamento dos dados, identificação de padrões e comunicação e registro dos dados (ALVIM, ALS., 2013).
Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem – descreve a evolução histórica de como os diagnósticos foram elaborados e desenvolvidos por enfermeiros. Também aborda os treze domínios utilizados no sistema de classificação NANDA e também os componentes estruturais que devem conter neste sistema (ALVIM, ALS, 2013).
...