HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS COM TEA
Por: danivenceslenco • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.937 Palavras (16 Páginas) • 350 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
HÁBITOS NUTRICIONAIS DE CRIANÇAS COM TEA: BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO
DANIELLE VENCESLENÇO PINTO SANTOS
GOIÂNIA
2020
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
HÁBITOS NUTRICIONAIS DE CRIANÇAS COM TEA: BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO
DANIELLE VENCESLENÇO PINTO SANTOS
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
Orientadora: Profª. Dra. Julianna Matias Vagula
GOIÂNIA
2020
Dedico este trabalho aos meus filhos com todo amor
tudo isso foi por nós, para o nosso futuro!
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar a Deus que eu tenho a plena certeza que sempre me abençoou para chegar ao final da minha graduação.
Aos meus pais que mesmo com muita dificuldade, conseguiram me ajudar e me apoiaram sempre na conquista dos meus objetivos e sonhos, mãe Dalvina e mãe Domingas. Aos meus irmãos Danilo, Suzy e Bruno Victor que sempre esteve disposto a me ajudar com todo carinho e paciência. Ah... Como eu queria que meu pai tivesse me visto de beca, tenho certeza que ficaria muito orgulhoso.
Ao meu primo Lucas Monteiro que sempre me serviu de inspiração, sempre me motivou e se mostrou solícito em tudo que precisei compartilhando comigo seus conhecimentos e sabedoria, com muita paciência e dedicação tornando este trabalho possível.
À minha irmã de coração que me apoiou e me ajudou madrugada a dentro, a minha terceira mãe ou carinhosamente “mainha” que sempre posso contar em qualquer situação.
À toda minha família, por toda colaboração e amor.
Aos meus amigos tão especiais, Ana Carolina que sempre, sempre me incentivou a estudar, Helen que tantas vezes me ajudou com tudo que eu precisei, Michelle que não deixou de acreditar que teria uma amiga nutricionista no futuro, amigos que fiz na faculdade e que quero levar pra vida.
À minha tutora Raquel que compartilhou de sua sabedoria e tempo com amor e dedicação em todo o curso.
Muito Obrigado!
“ Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei com a minha mão direita vitoriosa.”
Isaías 41:10
RESUMO
O presente trabalho aborda da temática da intervenção nutricional relacionado ao transtorno do espectro autista, apresentando interações e possibilidades de benefícios à esta população através da alimentação, com enfoque no público infantil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, buscando trabalhos que compreendem a temática abordada. Tem como objetivo geral apresentar e descrever os possíveis benefícios proporcionados a crianças com TEA alcançados pela nutrição. Os objetivos específicos são discorrer acerca da seletividade alimentar e as interações entre glúten e caseína. É possível compreender que a seletividade alimentar tem grande impacto nesta população, o que pode ocasionar déficits de macro e micronutrientes. É possível concluir que através da intervenção nutricional é possível oferecer meios de melhorar a saúde de crianças com o transtorno do espectro autista através de uma intervenção nutricional personalizada.
Palavras-chave: Nutrição. Seletividade alimentar. TEA. Glúten. Caseína.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 METODOLOGIA 10
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 16
5 CONCLUSÃO 18
6 REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
O presente trabalho se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná, na disciplina de Trabalho de conclusão de curso II. As presentes arguições têm por objetivo apresentar o caminho metodológico investigativo acerca de hábitos alimentares de crianças com o TEA (transtorno do espectro autista) e possíveis contribuições que o campo da nutrição pode apresentar à essa específica população. É possível, de forma breve, apresentar o conceito de TEA para melhor elucidação desta condição:
O autismo é um dos mais conhecidos entre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). É marcado pelo início precoce de atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, ocorrendo uma interrupção dos processos normais, logo, é uma síndrome comportamental definida, com etiologias orgânicas também definidas (CARVALHO et al 2012, p. 2).
Através da citação acima, é possível perceber que o TEA apresenta relações diretas de desenvolvimento nos sujeitos, influindo em diversos aspectos, tais como, social, comunicativo, cognitivo, entre outros. Existem diversos trabalhos nas mais diferentes áreas do conhecimento que abordam essa temática, buscando compreender melhor as características desta condição e suas influências na população. É possível encontrar alguns desses trabalhos na área da nutrição, que também buscam contribuir com o conhecimento científico acumulado deste tema.
Segundo Leal et al (2013) crianças com TEA têm maior propensão ao ganho de peso e a intervenção na dieta dessas crianças trazem diversas melhorias para sua saúde, além disso Leal et al (2013) cita que já existem estudos que sugerem a retirada do glúten e da caseína de suas dieta, onde como resultado algumas crianças podem apresentar melhoras significativas no seu desenvolvimento. Sendo assim, é possível entender que a área da nutrição pode contribuir de forma significativa na vida desses indivíduos.
...