Meeting de Nutrição
Por: Júlio Machado • 15/6/2017 • Seminário • 813 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing- IBGM Instituto Brasileiro de Saúde- IBS
Curso de Bacharelado em Nutrição
Relatório de Palestra
TRABALHO
DE
NUTRIÇÃO
Aluno: Júlio César Umbelino Machado
Professor(a) : Gabriela Brito
Turma: 1A Manhã
MEETING DE SAÚDE
Nesse meeting foram realizadas duas palestras com temas e assuntos voltados para as áreas de nutrição e odontologia. A primeira foi com a Professora e Doutora em Odonto Rosana Ximenes e a segunda foi com o Nutricionista Esportivo e Clínico Flávio Albuquerque.
A primeira palestra com a Dr. Rosana teve como assunto abordado os transtornos alimentares e sua repercussão na adolescência. Primeiro foi falando dos transtornos alimentares que eles podem ser significativamente destrutivos do corpo, acumulando consequências devastadoras, como anemia, prisão de ventre, osteoporose, danos ao coração e ao cérebro, nos casos de anorexia. Além disso, pode haver comorbidade, ou seja, transtornos alimentares somados a outros transtornos mentais, como a depressão já na adolescência, fase conturbada de vários adolescentes a famosa síndrome da adolescência normal, em busca de muitas respostas na vida, a busca de si mesmo, evoluções como de comportamento e sexual, as crises religiosas, a instabilidade no humor e a busca de se agrupar no meio social. Logo após, citou algumas doenças que são casos frequentes nessa fase como a anorexia nervosa em que uma pessoa tem sua imagem corporal distorcida, isto é, se vê com excesso de peso, mesmo quando está muito magra ou em boa forma. Pode recusar-se a comer (para não engordar), fazer exercícios compulsiva e exageradamente, e desenvolver hábitos incomuns, tal como se negar a comer na frente de outras. Em casos extremos, pessoas com transtornos alimentares podem perder peso excessivamente, sofrendo risco de morrer de fome, literalmente. E citou a bulimia que nesses casos, a pessoa ingere quantidades excessivas de alimentos e, em seguida, força o vômito ou toma laxante para eliminar a comida. Muitas vezes realizam essas ações em segredo, por sentirem nojo ou vergonha. No entanto, como sentem alívio da tensão de se sentirem “cheias” ou na eminência de engordarem, sentem-se aliviadas de tensão e emoções negativas ao se perceberem de estômago vazio.E a outra parte da palestra foi mais voltada para a área de odonto.
A segunda com o Nta. Esportivo Flávio Albuquerque foi mais voltada para alimentação saudável na adolescência e alimentação para as pessoas em geral.
Citou de inicio que Durante a adolescência, a alimentação balanceada é tão importante quanto na primeira infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidade de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida. Neste período aparecem novos hábitos de consumo explicáveis por motivos psicológicos, sociais e socio-econômicos, pela influência de amigos como ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosas além do normal, rebeldia contra os controles exercidos pela família
...