TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO DIRIGIDO I

1)Qual é a origem celular dos gametas?
Os gametas tem origem do processo de gametogênese, o qual acontece nas gônadas e tem a meiose como evento fundamental, reduzindo à metade a quantidade de cromossomo das células, tornando-as haploides, para se tornarem aptas à fecundação.

2) Aonde acontece a gametogênese feminina? E a masculina?
A gametogênese feminina (ovogênese) ocorre nos ovários, enquanto que a masculina (espermatogênese) ocorre nos testículos.

3) Descreva a espermatogênese.

A espermatogênese é o processo pelo qual as espermatogônias se transformam em espermatozoides. Esse processo se inicia na puberdade, visto que, nos homens, as CGP permanecem dormentes da 6ª semana de desenvolvimento embrionário até a puberdade. Na puberdade, os túbulos seminíferos sofrem maturação( pois,na puberdade, os testículos secretam testosterona que estimula o desenvolvimento das características sexuais secundárias, cresimento dos testículos, maturação dos túbulos seminíferos e início da espermatogênese), com isso as CGP diferenciam-se em espermatogônias, que posteriormente se tornarão espermatozóides maduros, após passarem por algumas divisões celulares.

4) O que é espermiogênese? Descreva-a.

 Espermiogênese é a etapa final da espermatogênese, na qual ocorre uma série de modificações morfológicas que transformam as espermátides (espermatídeos) em espermatozoides, tais modificações são:

-Redução do tamanho do núcleo;

-Substituição das histonas por protaminas;

-Reorganização do citoplasma

-Conversão do complexo de golgi em acrossomo;

-Formação do flagelo a partir dos centríolos;

-fagocitose dos resíduos (corpo residual) pelas células de Sertoli;


5)Que células compõem o epitélio germinativo masculino?

Células da linhagem espermatogênica e células de Sertoli.


6)Quais são as funções das células de Sertoli?

As células de Sertoli dão suporte e nutrem as células do túbulo seminífero, transportam nutrientes para a região avascular do túbulo (lúmen), fagocitam os restos da espermiogênese, produzem a ptn ABP (ptn ligadora de andrógenos), produzem a inibina (pnt que diminui a prod de FSH pela hipófise, desacelerando a espermatogênese), coordenam a espermatogênese, secretam GDNF ( determina se as espermatogônias seguirão a diferenciação em sptz).


7)Quais são os componentes principais da barreira hematotesticular?

A barreira hematotesticular é uma barreira física entre o sangue e as células de Sertoli dos túbulos seminíferos, que isola as células germinativas do sangue, permitindo que as células de Sertoli controlem o ambiente no qual essas células germinativas se desenvolvem. Seus principais componenetes são junções de oclusão, aderência e gap entre as células de Sertoli.

8)Qual é a importância da presença de pontes citoplasmáticas entre as células da linhagem germinativa masculina?

A importância das pontes citoplasmáticas é manter a comunicação entre as células da linhagem germinativa, estabelecendo uma divisão sincronizada entre elas.

9)Descreva morfologicamente o espermatozóde.

Ele é dividido em cabeça (onde está o núcleo e o acrossoma), peça intermediária (onde estão as mitocôndrias que dão energia para a movimentação do sptz) e flagelo (desenvolve-se a partir do centríolo e tem a função de impulsionar o sptz para o aparelho reprodutor feminino). .


10)Imediatamente após a sua liberação no lúmen dos túbulos seminíferos, os espermatozóides são capazes de fertilizar um ovócito? Explique.

Não, eles precisam passar por um processo de capacitação, que dura cerca de 7h, no trato genital feminino, envolvendo interações epiteliais entre os espermatozoides e a superfície da tuba uterina. Durante esse processo, a composição lipídica e glicoproteica da membrana do espermatozóide é alterada e com isso o espermatozoide torna-se apto para fertilizar o ovócito.


11)Defina capacitação. Qual é a sua importância?

Capacitação é um processo que ocorre dentro do trato genital feminino e torna o espermatozoide apto para fertilizar o ovócito a partir de mudanças na membrana desse espermatozoide.


12)Descreva como acontece o controle hormonal da espermatogênese.

As células de leydig, que se localizam no tecido intersticial em volta do túbulo seminífero, produzem testosterona quando estão sob influência do Lh (produzido pela hipófise). Essa testosterona se liga às células de Sertoli (únicas células somáticas no epitélio germinativo) que promovem a espermatogênese.


13)Qual a diferença entre folículo primordial, primário e secundário?

Folículo primordial é o ovócito primário circundado por uma camada de células foliculares.  Quando as células foliculares que circundam o ovócito I tornam-se mais numerosas e cuboides (ao nascimento) e cilíndricas (na puberdade) e aparece a zona pelúcida, esse folículo passa a se chamar folículo primário. E, por fim, quando se desenvolve o antro, o folículo passa a se chamar folículo secundário.

14)Qual a função das teças interna e externa?

A teca interna tem células com função de produzir estrogênio, enquanto a teca externa se assemelha ao restante do estroma ovariano.

15)Do que consiste a zona pelúcida?

Consiste numa camada de material glicoproteico amorfo.


16)O que é o cumulus oophorus?

É um acúmulo de células foliculares da camada granulosa que circunda o ovócito.

17)Como se forma o antro folicular?

Quando os folículos começam a crescer, pequenas cavidades cheias de líquido folicular são formadas entre as células foliculares, depois essas cavidades com esse líquido se unem e as células que fazem parte da camada granulosa se organizam para formam o antro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (246 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com