Politica Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Por: Andrei Teixeira • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
- O objetivo da Politica Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é atender as necessidades nutricionais da criança sem levar em consideração o conceito de segurança alimentar e nutricional?
- A alimentação escolar instituída pela lei 11.947/2009 tem como objetivo incluir a educação alimentar e nutricional como uma das bases de promoção de segurança alimentar e nutricional?
- O estudo foi desenvolvido em Guarulhos e envolveu informantes-chave, e estes detinham o conhecimento de uma alimentação saudável e sobre as principais diretrizes do PNAE?
- O estudo foi classificado em três temáticas: (1) alimentação no âmbito familiar; (2) papel da alimentação na escola; (3) Conceito de segurança alimentar e nutricional?
- A alimentação no âmbito escolar tem involuido ao longo dos anos, pois há inserção de cada vez mis preparações industrializadas?
- O cardápio e a realidade das escolas são as mesmas? Justifique.
- A aceitabilidade do cardápio de acordo o PNAE é de 85%, logo o mesmo não deve ser avaliado nas escolas, pois o programa obriga as crianças a comerem os alimentos que não possuem hábito de comer?
- A escola e os professores tem importante papel na formação de hábitos alimentares? Justifique.
- A merenda escolar auxilia na formação de hábitos alimentares? Justifique.
10. A alimentação escolar mudou nos últimos tempos. 70% dos recursos do PNAE deve ser para alimentos básicos e 30% dos recursos para alimentos industrializados?
11. A aceitabilidade dos alimentos é influenciada por vários fatores, como: a questão da familiaridade com o alimento e a sua exposição repetida vezes?
12. A alimentação escolar é um programa de atendimento das necessidades nutricionais e visa suprir no mínimo 15% das necessidades nutricionais do escolar?
13. A merenda é considerada um ato social, pois perpassa as esferas de alimentar e nutrir as crianças para a interação entre funcionários da escola, crianças, e pais, e ainda pode promover bons hábitos alimentares?
14. Escola, rede social, condições socioeconômicas e culturais são fatores que desconstroem a formação de hábitos alimentares saudáveis?
15. A formação continuada de professores em conjunto com nutricionistas é de extrema importância. Justifique.
16. A segurança alimentar e nutricional apresenta duas vertentes: alimentar e escolar?
17. A formação de hábitos alimentares na escola é um processo gradativo e apresenta limitações. Justifique.
...