Resenha do texto: Cultura e alimentação
Por: batatadoce123 • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina
Aluno: Fernando José de Pinho Júnior, Matrícula 18100105.
Disciplina: NTR5600-01009A (20181) - Cultura, Consumo e Padrões Alimentares
- Resenha do texto "Cultura e alimentação".
O referido texto apresenta diversos pontos relevates no que se refere á antropologia da alimentação, tema muito importante que nos faz refletir sobre a interação humana com a natureza e com o mundo. O texto deixa claro a importância do ato de se alimentar, sendo este algo vital, sem o qual a vida não seria possível. A alimentação em seu significado amplo é uma característica presente em todos os animais, no entanto, o ato de cozinhar o alimento é algo especificamente humano.
O texto aborda dados curiosos, como por exemplo os macacos da ilha japonesa de Koshima, que quando uma macaca chamada Imo começou a lavar a batata-doce para retirar a sujeira, causou uma mudança nas atitudes dos macacos da região. Algum tempo depois, observou-se que essa característica foi passada de geração em geração.
Outro ponto importante abordado no texto, é a questão do que é e o que não é alimento. Nessa questão, fatores como localização geográfica e cultura devem ser levados em conta. Por exemplo, nós, brasileiros, não temos a cultura de comer carne de cachorro, e quando falamos nisso, pode soar como algo repugnante, mas isso em nossa sociedade, nossa realidade, nossa cultura, que não é a mesma para alguns grupos orientais, que consideram essa carne uma iguaria fina.
Temos refeições para diversos tipos de ocasiões, como é abordado no texto a alimentação em um velório, por exemplo, e claro, nada fixo ou imutável, a alimentação se molda ás diferentes culturas mundiais.
Quando nos referimos ao sushi, lembramos do Japão, quando falamos em feijoada, lembramos do Brasil, e assim por diante. Esse fator é o conhecido "prato típico", que é "recheado" com a história local, e marca nossa cultura profundamente.
O texto possui alto valor informativo e pode ser amplamente discutido em sala de aula, com o objetivo de informar e criar um pensamento crítica com relação ao tema
...