Resenha gastronomia
Por: neresneres • 29/5/2016 • Relatório de pesquisa • 553 Palavras (3 Páginas) • 756 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESTACIO FASE
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
GASTRONOMIA APLIACADA À NUTRIÇÃO CLÍNICA
Resenha Critica
Prof. Leise Nascimento Moreira
Juliana Neres dos Santos
SERGIPE
2016
O papel da alimentação hospitalar, manutenção do estado nutricional.
“Determinantes do grau de aceitabilidade da dieta hospitalar: ferramentas para a prática clínica?”
O artigo Determinantes do grau de aceitabilidade da dieta hospitalar: ferramentas para a prática clínica?” foi escrito por: Simone Augusta Ribas, Elaine de Oliveira Pinto, Camila Batista Rodrigues.
As autoras desse artigo apresenta a prevalência de desnutrição em ambiente hospitalar , onde
caracteriza o importante problema de saúde pública. Sua ocorrência está associada ao aumento da taxa de morbimortalidade, ao período de internação e às despesas hospitalares apresentadas.
A percepção do o paciente quanto ao valor da dieta, está estritamente relacionada à
cura de sua doença, porem nessa pesquisa o papel da alimentação vai além de suprir calorias e auxiliar na recuperação/manutenção do seu estado nutricional. Tem também tem caráter afetivo, pois possui o propósito de atenuar o sofrimento gerado no período de internação, em que o indivíduo se desloca de suas atividades e dos papéis desempenhados na família, na comunidade e nas relações de trabalho.
O propósito do estudo foi investigar o grau de aceitabilidade da dieta hospitalar em pacientes internados em um hospital público universitário na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de estudo transversal, no qual aspectos quantitativos e ambientais relacionados a dieta, tempo médio de internação e qualidade de atendimento foram investigados.
Participaram do estudo transversal pacientes com idade entre 18 e 70 anos, internados no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de agosto a dezembro de 2010.
Este trabalho se diferencia dos demais por avaliar a aceitação da dieta hospitalar não de forma isolada, mas estratificada por tipo de refeição (do desjejum à ceia). As autoras entendem que o alcance das necessidades nutricionais do paciente depende da aceitação de todas as refeições servidas e não somente das grandes refeições, como explorado em alguns trabalhos.
Nos dias atuais a produção de alimentos hospitalares está levando em consideração as características sensoriais do alimento, mesmo com a necessidade da redução do sal. O sabor torna-se um elemento que contribui diretamente com a aceitação, a ausência ou a pouca quantidade de sal e falta de tempero torna-se motivo de insatisfação e/ou recusa. Nas restrições de sódio, procura usar condimentos caseiros para melhorar a palatabilidade do alimento. Procurando aumentar a aceitabilidade do cliente/paciente.
...