TCC NUTRIÇAO JOSIANE FINALIZADO
Por: Joane Pimentel • 17/10/2022 • Trabalho acadêmico • 5.102 Palavras (21 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de minha vida, e não somente nestes anos como universitária, mas que em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer.
A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pela acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes.
A todos os professores por me proporcionar o conhecimento não apenas racional, mas a manifestação do caráter e afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram a mim, não somente por terem me ensinado, mas por terem me feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça aos professores dedicados aos quais sem nominar terão os meus eternos agradecimentos.
À minha família, que com seu incentivo contribuiu para que eu chegasse à conclusão do meu curso e começo de uma nova carreira.
A todos que direta ou indiretamente fizeram parte de minha formação, o meu muito obrigado.
RESUMO
MELO, Josiane Araújo de Assunção. Dietoterapia e cuidados paliativos em pacientes oncológicos. 2022. 20 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Nutrição – UNOPAR, Tucuruí, 2022.
O câncer vem destacando-se por sua alta taxa de desenvolvimento, segundo dados epidemiológicos divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer no Brasil em 2018, a incidência foi de 582.590 e o número de óbitos chegou a 218.640. Cuidados paliativos (CP) em oncologia sugerem proporcionar um suporte global ao paciente, a fim de amenizar sintomas e melhorar a qualidade de vida (QV) daqueles em que o tratamento já não é mais uma opção de cura. Objetivos: O objetivo do estudo foi identificar os principais aspectos e condutas do cuidado paliativo nutricional no tratamento oncológico. Método: Este estudo trata-se de uma revisão sistemática sem metanálise, na qual foram consultadas as bases de dados SCIELO e PUBMED, espera-se assim prolongar a perda da autossuficiência garantindo uma sobrevida com dignidade ao indivíduo. Quando possível, deve-se favorecer alimentação por via oral (VO), devendo ser ofertados alimentos preferidos do paciente, caso a alimentação e a hidratação por VO sejam impossíveis ou insuficientes para atingir as necessidades nutricionais, deve-se então considerar via enteral ou via parenteral. A alimentação é importante em CP, podendo auxiliar o paciente oncológico nos âmbitos físico e mental. Contudo, dificilmente a alimentação será capaz de exercer sua função de restaurar uma condição nutricional adequada.
Palavras-chave: Dieta. Neoplasias. Cuidados paliativos.
ABSTRACT
MELO, Josiane Araújo de Assunção. Dietoterapia e cuidados paliativos em pacientes oncológicos. 2022. 20 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Nutrição – UNOPAR, Tucuruí, 2022.
Cancer has been highlighted by its high rate of development, according to epidemiological data released by the National Cancer Institute in Brazil in 2018, the incidence was 582,590 and the number of deaths reached 218,640. Palliative care (PC) in oncology provides global support to the patient in order to improve the quality of life (QoL) protected in which treatment is no longer a cure option. Objectives: The objective of the study was to identify the main aspects and conducts of nutritional palliative care in cancer treatment. Method: This study is based on a systematic review without treatment, on which the analysis was measured and PUB is based, thus prolonging the loss of self-support, offering a review about life with hope-analysis to the individual. When developing oral (oral) feeding, the patient's possible preferences should be offered, if feeding and hydration by orally are impossible or nutritional sufficient to meet the needs, the development will then be considered enteral or parenteral route . Food is important in the PC, and can help the cancer patient in the physical and mental spheres. However, a diet will hardly be able to perform its function of restoring an adequate condition.
Keywords: Diet. Neoplasms. Palliative care.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8
2.1. O câncer influencia o estado nutricional...........................................8
3 METODOLOGIA 11
4 RESULTADOS 12
5 DISCUSSÃO 15
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Quem recebe um diagnóstico de câncer precisa lidar com diversas mudanças na rotina. Além de começar a usar medicamentos e fazer tratamentos oncológicos e, em alguns casos, cirurgia, quem tem a doença precisa mudar os hábitos alimentares para contribuir com a melhora do quadro e aumentar o consumo de nutrientes para fortalecer a imunidade. A desnutrição e as alterações metabólicas, muitas vezes presentes no paciente oncológico, podem impactar negativamente na doença.
Por isso, é muito importante fazer um acompanhamento com um nutricionista especializado. Dessa forma, é possível definir quais são os nutrientes fundamentais nessa fase e minimizar os efeitos colaterais das diferentes modalidades terapêuticas, onde o tratamento oncológico ser eficaz, a pessoa com câncer precisa realizar cuidados especiais em relação à alimentação, como a qualidade do alimento consumido, segurança alimentar e as quantidades ingeridas. É recomendável não realizar dietas restritivas e manter uma alimentação saudável e equilibrada, diminuindo o consumo de alimentos processados e com poucos nutrientes.
...