Trabalho Final de Avaliação Nutricional II
Por: Adrielly Leite • 27/1/2017 • Trabalho acadêmico • 10.757 Palavras (44 Páginas) • 576 Visualizações
- Introdução
O aspecto cultural e as experiências pessoais, como o modo de preparo dos alimentos e o seu consumo propriamente dito, são alguns dos fatores que envolvem o consumo alimentar.
O consumo alimentar é considerado um dos principais elementos determinantes na saúde e na qualidade de vida que são susceptíveis de mudanças, por esse motivo é constantemente objeto de investigações.
A avaliação do consumo alimentar de cada indivíduo é de elevada importância, pois através dele é possível investigar a relação entre estado nutricional e saúde, identificar os padrões alimentares e além disso, planejar políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.
Ao realizar a análise do consumo alimentar serão necessários métodos apropriados para estimar a ingestão de alimentos e nutrientes, alguns desses processos são: Recordatório 24 horas (R24H), Registro alimentar (RA) e Questionário de Frequência Alimentar (QFA). A escolha do método a ser utilizado vai depender do desenho e do objetivo do estudo, público alvo e dos recursos financeiros disponíveis.
A alimentação nutricionalmente adequada pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das doenças. Desta maneira, tem-se verificado cada vez mais a importância da avaliação dos hábitos alimentares dos indivíduos.
O índice dietético é um método de análise da alimentação que tem por objetivo a determinação da qualidade da dieta através de um ou mais parâmetros, tais como a ingestão adequada de nutrientes, o número de porções consumida de cada grupo alimentar, dentre outros. Esses índices estão sendo estudados com a finalidade de realizar a avaliação global da dieta.
- Objetivos
O presente estudo tem por objetivo avaliar o consumo de nutrientes e calorias por meio de três inquéritos alimentares, que avaliam tanto o consumo atual quanto o habitual, são eles: Recordatório de 24 horas, Registro Alimentar (três dias) e Questionário de Frequência de Consumo Alimentar. Além disso, tem o propósito de descrever a importância da aplicação desses métodos no diagnóstico nutricional do indivíduo, construção dos formulários de inquéritos e a sua determinada aplicação.
Através disso, realizar uma análise crítica do consumo alimentar, levando em conta o estado nutricional (IMC), recomendações nutricionais e o padrão alimentar apresentado pelo indivíduo.
Finalmente, executar uma análise da alimentação do indivíduo, através dos índices dietéticos, que irão ser aplicados para determinar a qualidade da dieta.
PARTE I
- Recordatório Alimentar de 24 horas (R24H)
O Recordatório Alimentar de 24 horas serve para obtermos informação do consumo realizado nas últimas 24 horas. Assim, se a entrevista começa às 8:00 horas, o indivíduo deveria relatar seu consumo das 8:00 horas do dia anterior até às 8:00 do dia da entrevista.
É importante que os sujeitos não recebam nenhum aviso anterior que serão entrevistados para não alterar seus hábitos alimentares.
3.1 Regras básicas que devem ser seguidas pelo entrevistador:
- Deve permanecer neutro.
- Nenhuma atitude, expressão ou fala deve demonstrar censura, surpresa, aprovação ou desaprovação em relação às respostas dadas.
- Fazer as questões exatamente da forma como elas estão formuladas;
- Não deixar que o indivíduo veja as questões e respostas.
- Não encorajar conversas que não tenham relação com a entrevista.
3.2 Primeiros passos
Deve-se explicar ao entrevistado:
- O que será feito, dizendo que será solicitado que ele relembre e relate todos os alimentos e bebidas consumidas no dia anterior.
- Informar ao entrevistado que o procedimento durará cerca de trinta minutos.
- Garantir ao sujeito que os dados serão tratados de forma confidencial e que sua privacidade será respeitada.
- Afirmar que o objetivo é coletar o dado de consumo alimentar e não julgar a alimentação do entrevistado.
- Enfatizar que ele deve recordar todos os alimentos e bebidas consumidas.
- Explicar que inicialmente o indivíduo deverá simplesmente listar todos os alimentos e bebidas consumidas e os horários, sem se preocupar com quantidades.
3.3 Conduzindo o Recordatório Alimentar de 24 horas
- 1º passo – Listagem Rápida
Ele deve listar todos os alimentos e bebidas que consumiu no dia anterior, juntamente com o horário em que os alimentos foram consumidos.
- 2º passo – Revisão da Listagem Rápida
O entrevistador deve anotar os horários e os alimentos e bebidas consumidos. Cada alimento ou bebida deve ser registrado em uma linha separada.
- 3º passo – Questionamentos dos nomes das refeições
O entrevistador deve questionar os nomes das refeições, isto é, se aquela ocasião de alimentação constituiu um café da manhã, almoço, lanche da tarde etc.
- 4º passo – Ciclo de Detalhamento
O entrevistador coletará mais informações sobre aquilo que foi ingerido. Deve-se questionar quais foram as quantidades ingerida quando todas as informações forem obtidas. As informações extras que serão coletadas variam de acordo com cada alimento, mas de forma geral pode-se dividi-las em tipo, sabor, procedência, marca e forma de preparação.
- 5º Passo – Revisão
Este é o momento em que o entrevistador deve rapidamente revisar o formulário para verificar se ele deixou de coletar alguma informação relevante.
A Figura 1 apresentada o fluxograma dos cinco passos para a coleta do Recordatório Alimentar de 24 horas.
[pic 1]
- Formulários criados para a abordagem do entrevistado e aplicação - Anexo 1
- Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFA)
O Questionário de Frequência Alimentar (QFA) é usado para avaliação da dieta habitual das pessoas. É composto por uma lista de alimentos e bebidas cuja frequência de consumo é perguntada ao indivíduo. Com esse método, obtêm-se informações sobre o padrão habitual de consumo de alimentos ou nutrientes. O objetivo do QFA é mensurar o consumo de alimentos dos indivíduos por um determinado período de tempo, a partir de uma lista de alimentos, sendo que essa lista não deve conter menos de 50 itens e no máximo 130. Listas alimentares curtas subestimam, enquanto que listas longas superestimam a ingestão. O número de itens alimentares deve ser apropriado para ser tornar o QFA o mais real possível. Além disso, o QFA obtém informações retrospectiva sobre os padrões alimentares durante determinado período de tempo.
...