UAN HOSPITALAR DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA
Por: Caroline Sotero • 16/9/2021 • Trabalho acadêmico • 705 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - ESCOLA DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL APLICADA À NUTRIÇÃO
Prof: Juliana Furtado Dias
Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar
ALUNA
CAROLINE SANTOS SOTERO
20202141855
INTRODUÇÃO
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) constituem importantes setores dentro das empresas onde estão estabelecidas. Mais ainda, em se tratando de hospitais, onde o fornecimento de alimentos destina-se ao preparo de dietas especializadas que visam à recuperação e tratamento dos pacientes.
O objetivo de uma UAN é o fornecimento de uma refeição segura e equilibrada nutricionalmente, apresentando bom nível de qualidade.
A Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital é constituída por uma Nutricionista- RT e 29 funcionários que se comprometem a cada dia mais para atender aos pacientes, acompanhantes e funcionários, melhorando sempre na qualidade do serviço prestado.
Seu sistema de distribuição de alimentos é mista, ou seja, parte centralizada e parte descentralizada. O hospital serve em média 3.000 refeições entre almoço e janta e conta com 75 funcionários no Serviço de Nutrição e Gastronomia (SNG), dos quais 25 são manipuladores de alimentos. Os demais são atendentes de nutrição e trabalham dentro das copas nas Unidades de Internação. Sendo hospital, para os pacientes geralmente são servidas de 5 a 6 refeições diárias. E para os funcionários segue a mesma linha citada acima. Recebem 20 caminhões com alimentos por dia, sendo 2 toneladas de frutas, 2 toneladas de carnes por semana, 100kg de arroz e feijão por dia. Os estoques são separados de alimentos para pacientes e para funcionários.
Missão: Promover a prevenção, tratamento através de uma alimentação adequada e balanceada.
Visão: Oferecer uma alimentação saudável, respeitando as necessidades individuais e emocionais de cada paciente.
Valores: Autodesenvolvimento contínuo para alcançar a excelência na qualidade do serviço. Trabalho em equipe, ética, humanização, respeito e comprometimento.
Figura 1. Layout da Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar.[pic 2]
Figura 2. Estrutura Organizacional da Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar.
[pic 3]
RESULTADOS
Cabe ao Nutricionista, no exercício de suas atividades em Unidades de Alimentação e Nutrição, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.
Planejamento- Planejar, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os ao perfil epidemiológico dos pacientes, respeitando os hábitos alimentares e as necessidades de cada indivíduo.
Organização- Estabelecer e implantar procedimentos operacionais padronizados e métodos de controle de qualidade de alimentos. Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas.
Direção- Planejar, coordenar, supervisionar e/ou executar programas de treinamento, atualização e aperfeiçoamento de colaboradores;
Controle- Efetuar controle periódico dos trabalhos executados;
...