Bioquimica
Resenha: Bioquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunagabriela • 7/11/2013 • Resenha • 239 Palavras (1 Páginas) • 749 Visualizações
A Bioquímica é uma área que estuda a química dos seres vivos e que define a natureza das biomoléculas. Esta disciplina tem ainda, como objectivo explicar os processos envolvidos na formação e degradação dessas moléculas. Todos os processos biológicos que ocorrem nos seres vivos têm como centro a célula. A célula só foi descoberta com a descoberta e o avanço do microscópio. A célula, apesar de ser a estrutura mais pequena do ser, é também a mais complexa, uma vez que possui inúmeros organelos e estruturas. As células dividem-se em procarióticas, que são as mais simples e em eucarióticas, que são as mais complexas. As células eucarióticas podem, ainda ser animais ou vegetais, segundo o organismo a que pertencem. Derivado desta classificação, a sua constituição varia, não alterando três dos seus constituintes fundamentais: núcleo, citoplasma e membrana celular. Para além das suas características a nível estrutural, e funcional, a célula também tem características a nível molecular.
Da constituição das células fazem parte as biomoléculas orgânicas: ácidos nucleicos (ADN e RNA), lípidos, glícidos e prótidos e as biomoléculas inorgânicas: água e sais minerais. As biomoléculas têm funções a nível energético, enzimático, de transporte, estrutural, reguladora entre outros.
Estas biomoléculas são constituídas a partir da união de monómeros. A água é o composto mais importante das células, devido a ser neutra, à sua pureza e polaridade.
Todas estas biomoléculas são fundamentais para o funcionamento do organismo humano, porque todas têm funções diferentes e completam-se.
...