Estudo Dirigido Estomatologia
Por: claudiaboliveira • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 721 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO- ESTOMATOLOGIA
1. O que é exame clínico?
Exame clínico se divide em uma fase subjetiva chamada Anamnese (interrogatório ou exame subjetivo) no qual o paciente relata sobretudo sua percepção e descreverá sua visão dos sinais, ele é importante para diagnóstico e tratamento de doenças. Tb faz parte o exame Físico, que consiste em: palpação, percussão, inspeção e ausculta. Exame Físico é Intra e Extra-oral.
2. Defina dor.
Dor é uma sensação sensorial ou emocional desagradavel que é associada ou descrita em termos de lesão tecidual também pode ser considerada um complexo mutifatorial de dificíl mensuração – percepção consciente do estímulo.
3. O que é um NOCICEPTOR?
É a capacidade do SNC reconhecer os sinais dolorosos e para q isso aconteça, processo de transdução, transmissão e modulação do estímulo, ocorrem através de alterações neuro endócrinas que excitam o sistema nervoso central e periférico.
4. A teoria do portão ou porta-espinal é uma das mais complexas , pois surgere que um estímulo doloroso conduzido pelo SPN ao SNC sofre a ação de sistemas modulares antes que a sensação dolorosa seja evocada . Qual o fator predominante nesse sistema modular que interfere diretamente na forma como a dor se manifesta ou não e, portanto, ditretamente no comportamento do indivíduo diante da sensação dolorosa?
O fator modulador dessa teoria é a emoção, que irá potencializar ou inibir a sensação de dor, alterando seu limiar de dor.
5. Pq o estudo da dor é importante? O que ela representa?
É de suma importância, pois a dor é um alerta, informa sobre a ocorrência de futura lesão instalada ou em vias de ser instalada. Ela pode ser um fator complexo, multifatorial e de dificíl mensuração.
6. Diferencie os dois tipos de dor.
AGUDA, provocada por um lesão interna ou externa, pode ser claramente localizada e tem uma função clara de advertência e proteção.
CRÔNICA, apresenta uma duração superior de 3 - 6 meses, não permite identificação do local e perdeu a sua função de advertência e proteção.
7. Quais são as características da Dor?
- Localização - localizada / difusa
- Aparecimento - provocada / espontânea
- Tempo – Curta / longa
- Frequência - contínua/ cíclica
- Intensidade - Leve/ severa
8. O que um ESTOMATOLOGISTA deve ter como metas?
A prevenção e diagnóstico precoce de doenças da boca e buco-maxilo.
9. Defina prognóstico e proservação?
PROGNÓSTICO - Expectativa de sucesso do tratamento, pode ser bom, favorável, regular ou dolorosa.
PROSERVAÇÃO - Acompanhamento e controle clínico do paciente enquanto ele esta em tratamento, nesse período, pode ser feito alterações, acerto da posologia medicamentosa e prevenção.
10. Diferencie etiologia de patogenia.
ETIOLOGIA – origem da doença, estuda dos fatores que dencadearam a doença.
PATOGENIA – é o estudo do desenvolvimento da enfermidade após detectada.
11. Diferêncie sinais de sintomas.
SINAIS – Dados observados pelo profissional (manifestação clínica da doença) ex: crescimento tecidual de origem traumática.
SINTOMAS – Dados fornecidos pelo paciente (sensação subjetiva referida pelo paciente) ex: dor, febre, náuseas, diarréia, ardor, comichão, cansaço, ansiedade e dificuldade de deglutir.
...