MONOGRAFIA ABSENTEÍSMO ODONTOLÓGICOx QUALIDADE DE VIDA
Por: Jorge Monteiro • 22/5/2017 • Monografia • 13.044 Palavras (53 Páginas) • 331 Visualizações
JORGE ALBERTO PEREIRA MONTEIRO
O ABSENTEÍSMO ODONTOLÓGICO VERSUS A FALTA DE QUALIDADE DE VIDA
CAMPINAS
2013
JORGE ALBERTO PEREIRA MONTEIRO
O ABSENTEÍSMO ODONTOLÓGICO VERSUS A FALTA DE QUALIDADE DE VIDA
Monografia apresentada a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, como
requisito para a obtenção do título de Especialista em Odontologia do Trabalho.
Orientadora: Dra. Karina Tonini dos Santos
CAMPINAS
2013
Apresentação da Monografia em 22/02/2013 ao curso de Especialização em Odontologia do Trabalho
_______________________________________________________
Coordenador: Urubatan Vieira de Medeiros
_______________________________________________________
Orientador: Karina Tonini dos Santos
Dedico este trabalho à minha mãe Detita, à minha filha Carol e à minha musa Flávia que sempre estiveram do meu lado na incansável tarefa de me fazer um ser humano melhor. Amo vocês.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, aos amigos que tanto cobraram a minha ausência nos encontros de motociclismo aos que, direta ou indiretamente colaboraram para mais essa conquista em minha vida profissional. Agradeço a paciência da professora Karina e de todos que me ajudaram a realizar este trabalho.
RESUMO
Apontar as causas do absenteísmo dos trabalhadores brasileiros por motivos odontológicos é uma tarefa árdua haja vista a escassez de dados estatísticos disponíveis acerca desse assunto. O objetivo desta revisão é demonstrar a necessidade de uma melhora na qualidade de vida do trabalhador tornando-o competente e auto-suficiente na gestão da sua própria saúde e estilo de vida a fim de superar os obstáculos impostos pela maçante rotina diária. A inclusão da odontologia na equipe multidisciplinar da saúde do trabalhador é de suma importância para se atingir esse objetivo e ratificar a coesão na tríade patrão – empregado – profissional de saúde, proporcionando uma melhora na qualidade de vida ao trabalhador. A literatura existente sobre o tema, de uma forma geral, tenta colocar as variáveis das causas do absenteísmo como um todo e em especial o odontológico, demonstrando que não há a menor possibilidade de se diminuir os índices de ausentismo sem oferecer qualidade de vida ao trabalhador e, principalmente, levá-lo a adquirir uma percepção de saúde.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Absenteísmo. Qualidade de Vida.
ABSTRACT
Pinpointing the causes of absenteeism of Brazilian workers due to dental issues is a difficult task, given the scarcity of available statistical data on this subject. The aim of this review is to demonstrate the need for an improved quality of life of the workers, which can make them competent and self-sufficient in managing their own health and lifestyle in order to overcome the obstacles imposed by the dull daily routine. Including dentistry in a multidisciplinary team of health workers is of major importance to achieve this objective and ratify the cohesion in the triad boss - employee - health care, improving on quality of life for workers. The existing literature on the subject, in general, tries to put the variables of the causes of absenteeism as a whole and dental causes in particular, always repeating that there's no possibility of decreasing the rates of absenteeism without offering quality of life to the workers, and above all without making them acquire a perception of health.
Keywords: Occupational Health. Absenteeism. Quality of Life.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 09
2 PROPOSIÇÃO 11
3 REVISÃO DA LITERATURA 12
3.1 Absenteísmo odontológico: definição, causas e fatores relacionados 12
3.2 A promoção de saúde como fator fundamental para diminuir e/ou
prevenir o absenteísmo odontológico 25
4 DISCUSSÃO 37
5 CONCLUSÃO 47
6 REFERÊNCIAS 48
1 INTRODUÇÃO
O absenteísmo é definido como sendo a ausência temporária do trabalho por motivo de doença. Além de afetar o lucro e a produção das empresas, o absenteísmo também gera horas extras, atrasos nos prazos, clientes descontentes e aumento da atividade dos outros funcionários que tem de dar a cobertura para o colega ausente. Porém, outro fenômeno tão significativo quanto, é o presenteismo que ocorre quando o trabalhador comparece ao trabalho, mas doente.
O absenteísmo é um fenômeno conhecido, não suficientemente estudado, especialmente o odontológico, e de difícil medição. É fácil medir o absenteísmo por falta ao trabalho e posterior desconto em folha, mas o que fica difícil medir é o absenteísmo de corpo presente, quando o trabalhador vai para o trabalho, mas não consegue executar suas tarefas diárias a contento devido à odontalgia (Midorikawa, 2001).
...