Trabalho do trato gastro intestinal
Por: PaulianaPereira • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.135 Palavras (9 Páginas) • 1.376 Visualizações
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE – UNINCOR
Seminário de Fisiologia
Camila Ribeiro da Silva
Jordano Veiga de Oliveira Braga
Karla Soares Domingues
Leandro José Dias de Paula
Pauliana Pereira Miranda
Sergio Moraes Zaparoli
Trato Gastrointestinal
Três Corações
2017
Indice
Introdução ...........................................................................................................................
Órgãos Responsáveis da Mastigação ..................................................................................
Órgãos Responsáveis da Deglutição ...................................................................................
Digestão e Absorção de Alimentos ....................................................................................
Inervação do Sistema Gastrointestinal ...............................................................................
Conclusão ...........................................................................................................................
Referências Bibliográficas ..................................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Sistema Gastrintestinal (SGI) que é formado por órgãos ocos em série que se comunicam das extremidades com o meio ambiente, constituindo o denominado Trato Gastrintestinal (TGI), e pelos órgãos anexos, que lançam suas secreções na luz do TGI.
A importância do tema são as estruturas e funções do trato gastrointestinal digestão e absorção de nutrientes, para que tais funções sejam realizadas de maneira eficiente.
É de grande importância e curiosidade pois temos a digestão que tem seu início na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva. O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas onde sentimos os gostos como amargos e doces, dando início ao processo do gastrointestinal.
Este trabalho foi divido em estruturas gerais do Gastrointestinal, trabalhando sobre suas funções e processos passados.
1. ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA MASTIGAÇÃO
1.1 Boca
A boca, ou cavidade oral é a primeira parte do sistema digestório. É por ela que alimento entra e sofre as primeiras ações digestivas pelas enzimas da saliva
1.2 Língua
A língua é um órgão muscular preso ao assoalho da boca e a porção anterior da faringe. (Rafael Zorzi, Iriam G. Starling, 2013).
2. ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA DEGLUTIÇÃO
2.1 Faringe
Tem como função no sistema digestório direcionar e conduzir o alimento para o esôfago.
2.2 Esôfago
Sua função é conduzir o alimento da faringe para o estômago através de movimentos peristálticos.
3. DIGESTÃO E ABSORÇAO DOS ALIMENTOS
A digestão e a absorção dos alimentos não ocorrem em uma única etapa, estes são processos contínuos com várias reações químicas e mecânicas ocorrendo simultaneamente, portanto qualquer falha em alguma das fases dificulta as demais. (MAHAN E STUMP). Alimento são quebrados na forma de macromoléculas para serem absorvidos.
Os quatro processos básicos do sistema digestório são:
- Digestão do alimento em unidades menores
- Absorção do lumen para o LEC
- Motilidade (movimento de material ao longo do trato gastrointestinal)
Secreção de substancias das células epiteliais para o lumen ou para o LEC
3.1 DIGESTAO
Quebra química e mecânica dos alimentos em pequenas unidades que podem atravessar o epitélio intestinal. Outros carboidratos: glicogênio, celulose, lactose, maltose, glicose e frutose (SILVERTHORN, DU).
3.2 ABSORÇÃO
Processo de transferência ativo ou passivo de substâncias do lúmen do TGI para o fluido extracelular (SILVERTHORN, DU). Quando os nutrientes chegam até as células, o metabolismo celular determina seu uso ou armazenamento.
- CARBOIDRATOS
Carboidratos são digeridos em monossacarídeos. Metade das calorias da ingestão alimentar é proveniente de carboidratos, principalmente amido e sacarose. Outros carboidratos: glicogênio, celulose, lactose, maltose, glicose e frutose. (GUYTON, ARTHUR C.; HALL, JHON). O glicogênio é usualmente degradado durante seu cozimento.
O nosso organismo e incapaz de digerir a celulose, assim a celulose das plantas torna-se o material conhecido como fibras. No intestino delgado polissacarídeos e dissacarídeos são convertidos em monossacarídeo. Amilase: saliva e pâncreas, digere em maltose. Dissacarídeos :maltase, sacarase e lactasse, presentes na células com bordas em forma de escovas. (VANDER, SHERMAN E LUCIANO)
Absorção: glicose e galactose usam uma proteína de transporte apical N A + - glicose e um transportador de difusão facilitada basolateral (GLUT-2). Frutose é absorvida por difusão facilitada (GLUT5).
- PROTEINAS
Proteínas são digeridas em pequenos peptídeos ou aminoácidos, todas as proteínas são digeridas igualmente, as proteínas do ovo esta entre as mais digeríveis. As enzimas para digestão das proteínas estão classificadas em dois tipos: endopeptidases e exopeptidases .
As enzimas para digestão das proteínas estão inicialmente presentes como precursores inativos ou zimogênio. Pepsinogenio: presentes no suco gástrico, convertesse em pepsina. Tripsinogênio e quimiotripsinogenio: sintetizado pelo pâncreas no intestino converte-se em tripsina e quimiotripsina. Os primeiros produtos da digestão das proteínas são os aminoácidos livres, os dipeptideos e os tripeptideos, todos podendo ser absorvidos. A maioria dos aa livres são carregados por proteínas co-transportadoras Na+ -dependentes. Dipeptideos e tripeptideos – co-transportadores H+ - dependentes (SILVERTHORN, DU).
...